A REGIONALIZAÇÃO É UM PERFEITO DISPARATE!
Pensar em regionalizar um país minúsculo como o nosso é disparate de todo o tamanho! Cabo Verde tem a dimensão de Oeiras, uma autarquia portuguesa. Temos um Parlamento excessivo! Temos uma Administração Pública pesada! Já temos um Governo gordo - o actual é um dos mais realistas! Como se tudo isso não bastasse ainda queremos regionalizar, ou seja, criar mais serviços, mais cargos, mais encargos... para tudo ficar na mesma.

Pensar em regionalizar um país minúsculo como o nosso é disparate de todo o tamanho! Cabo Verde tem a dimensão de Oeiras, uma autarquia portuguesa.
Temos um Parlamento excessivo! Temos uma Administração Pública pesada! Já temos um Governo gordo - o actual é um dos mais realistas! Como se tudo isso não bastasse ainda queremos regionalizar, ou seja, criar mais serviços, mais cargos, mais encargos... para tudo ficar na mesma.
A ideia de regionalização só tem uma causa: a mesquinhez e o egoísmo dos diversos governos centrais que não querem abrir mão das suas competências. Vença-se a mesquinhez e o egoísmo e o problema fica resolvido.
Cabo Verde não precisa da regionalização. Cabo Verde precisa que se fortaleça o poder municipal e precisa que se instituam as autarquias inframunicipais - as Juntas de Freguesias, por exemplo.
A regionalização não resolverá nenhum problema. Pelo contrário, só trará mais problemas, como sejam conflitos com o poder local.
Regionalizar um país do tamanho de uma autarquia é um disparate que nenhum governo deve cometer!
Geraldo Almeida