Albertino Graça é candidato a Presidente da República de Cabo Verde
Cabo Verde, 29 Julho de 2016 - Albertino Emanuel “Titota” Lopes da Graça é candidato à Presidente da República de Cabo Verde, no pleito marcado para 2 de Outubro deste ano. Esta confirmação é do Núcleo de Apoio à Candidatura do professor e actual Reitor da Universidade do Mindelo, que está a preparar o processo a ser apresentada no Tribunal no dia 3 de Agosto. Este projecto político é motivado por ideais de um maior equilíbrio nas ilhas do arquipélago e na vontade de trabalhar para a igualdade social e justiça, diz o seu núcleo.
Conforme adiantou ao asemanaonlineEmanuel Spencer, intergrante do Núcleo de Apoio, a candidatura de Albertino Graça à chefia do Estado segue em frente. “O candidato já vinha abordando alguns amigos, a pedir opiniões e apoios sobre a sua intenção de concorrer ao cargo de mais alto magistrado da Nação. Ele é um cidadão encorajado por este grupo de amigos, que tomou forma, e vai mesmo candidatar-se ao cargo,” garante.
Spencer assegura que o processo de candidatura, ainda na fase de preparação, está a decorrer normalmente. “Todo o apoio é bem-vindo - independentemente do partido ou da cor política de cada um- para este cidadão que quer mostrar que se pode candidatar a um cargo público sem que se tenha o carimbo específico de alguma esfera política”, garante Emanuel Spencer.
Sem avançar nomes dos apoiantes e das figuras de peso que estão por detrás desta candidatura, Spencer assevera que Albertino Graça já recebeu vários telefonemas tanto do país como do estrangeiro, a motivá-lo a seguir com este projecto político. E defende que sendo um candidato natural de São Vicente, é normal que já tenha mais “apoiantes” nesta ilha.
Avança que as ideias fundamentais defendidas pela candidatura de Albertino Graça "são o equilíbrio e a harmonia de todas as nossas ilhas, sem diferenças entre elas ou entre as regiões de Barlavento e de Sotavento". Defende ainda o reforço da igualdade social e da justiça no país".
Com a confirmação desta candidatura, eleva-se para três o número de concorrentes ao cargo de Presidente da República. Além do actual chefe de Estado, Jorge Carlos Fonseca, há ainda o combatente Joaquim Jaime Monteiro, primeiro a anunciar, pela segunda vez, a sua candidatura. Aguarda-se se haverá outros candidatáveis ao Palácio de Plateau.
Percurso Político
Albertino “Titota” Graça, é natural de São Vicente, foi quadro da Enapor por vários anos. Licenciado em Engenharia Mecânica pela Universidade de Coimbra, Portugal, Albertino é referido como sendo o principal mentor do projecto do “IESIG - Instituto de Estudos Superiores Isidoro da Graça”. Como presidente da instituição desde a sua fundação em 2002, concebeu e promoveu a passagem do IESIG à Universidade do Mindelo. É mestre em Gestão de Desenvolvimento e Cooperação Internacional – Dezembro de 2006 – Universidade Moderna de Lisboa, e doutor em Ciências Económicas a partir de Outubro de 2010, pela Universidade de Oriente (Santiago, Cuba).
Albertino Graça sempre mostrou ter ambições políticas. Marcou o seu percurso político, o facto de ter aceite o convite para ser o mandatário do ex-presidente da República Aristides Pereira em S. Nicolau, logo depois da realização das primeiras eleições multipartidárias de 1991 em Cabo Verde. A partir da segunda década de 90, esteve próximo do ex-presidente da Câmara da S. Vicente, Onésimo Silveira, principalmente através da associação Espaço Democrático de que foi membro fundador. Já em 2005 concorreu, como líder do “Movimento Modernizar S.Vicente”, à Câmara de S.Vicente, mas só elegeu um deputado. Actualmente Albertino Emanuel “Titota” Lopes da Graça é Reitor da Universidade do Mindelo.
Fonte: A Semana