Amandio Brito, Candidato à Presidência da Câmara Municipal da Brava, escreve aos bravenses.
Numa longa missiva, Brito expõe suas motivações, ideais, ideias e projectos, tendo a Brava no coração.
No dia 20/06/2024, decidi, Por Amor a Brava, aceitar o honroso convite de um número expressivo de Bravenses no sentido de candidatar-me ao cargo de Presidente da Câmara Municipal da Brava nas eleições autárquicas de 2024, decisão esta tomada com base nos seguintes argumentos:
1. O convite proveio de bravenses residentes e não residentes, de pessoas de identidades partidárias diferenciadas, mas também do PAICV que se disponibilizou em apoiar-me enquanto candidato escolhido por muitas pessoas.
2. Compreendi claramente que a principal preocupação dessas pessoas e não só, tem como motivação essencial a construção de soluções para os problemas que apoquentam a vida dos bravenses e o seu consequente bem-estar.
3. Por ter entendido que a nossa amada ilha clama por um modelo de liderança ancorado numa visão estratégica que privilegia a união e a valorização de todos os bravenses, amigos e parceiros, sem descriminacao, sem vingança, sem perseguição bem como de um modelo de gestão aberto, transparente, participativo, inclusivo e promotor de espaços onde todos têm vez e voz, independentemente das suas escolhas, opções e decisões políticas e ou partidárias.
4. Compreendi que o convite feito é um claro manifesto de que a Brava precisa de um poder local que dá primazia ao alinhamento e ajustamento de ideias, alicerçado num diálogo permanente e sintonizado com todos os bravenses, autoridades nacionais e parceiros.
5. Decidi responder afirmativamente o pedido feito, porque vi e senti pela primeira vez, bravenses e amigos da Brava unidos e a declararem-se dispostos em arregaçarem as mangas para firmemente lutarem para o crescimento e desenvolvimento da sua ilha.
6. A minha decisão afirmativa é sustentada pela fé, esperança, confiança e convicção de que a Brava não é uma ilha impossível e perdida, e, esta minha disponibilidade de continuar a servir a ilha que me viu crescer é um claro sinal do quanto acredito e confio nas suas potencialidades para o seu desenvolvimento.
Refiro-me a uma parcela do território nacional com riquezas naturais que encantam e maravilham os visitantes, mas também de uma ilha possuidora de uma notável riqueza cultural e histórica, de uma rara beleza estética e patrimonial, da sua música, arte, gastronomia, do seu microclima ameno, das suas potencialidades em agricultura, pecuária, pesca, turismo e com um peso de intelectualidade das suas gentes e que no passado valeram-lhe uma posição privilegiada no país e não só.
Todavia e, sendo fatual o descrito, fatual é também a situação periclitante porque vem passando e que demanda por uma urgente atenção das autoridades local e nacional.
A sua deficiente conectividade com a vizinha ilha do Fogo, o resto do país e o mundo, aliada a precariedade na prestação dos serviços básicos de saúde, comprometem toda a dinâmica do seu desenvolvimento, pese embora as suas inegáveis potencialidades naturais em setores impulsionadores de emprego e de rendimento para as famílias.
A nossa ilha emite indicadores de retrocesso que devem merecer a atenção de todos nós!
O sentimento instalado e com uma tendência em crescendo é de que precisamos urgentemente revitalizar a nossa ilha e este desafio só será vencido se nos unirmos.
Assim sendo, A hora é de agirmos!
Vivemos aqui e estamos aqui!
Não conformar e não fazer nada é aceitar que tudo está bem!
Assumo-me como um servidor público e homem das causas nobres e, neste particular, decidi continuar a servir orgulhosamente esta ilha, enquanto parte do todo nacional, razão pela qual, proponho-me:
- Reorganizar e reestruturar convenientemente todos os serviços internos da Câmara Municipal por forma a garantir a prestação de serviços de qualidade a todos bem como uma gestão transparente dos recursos públicos, tendo como foco principal as pessoas e a resolução dos seus problemas;
- Mobilizar a união de todos os Bravenses, amigos e parceiros desta ilha para, por via de uma aliança estratégica em que o Governo da República se assume como o principal parceiro, unirmos as forças no sentido de trabalharmos na construção de soluções consistentes e que resolvam definitivamente a deficiente conectividade da ilha Brava com a do Fogo, com o resto do país e o mundo;
- Participar ativamente na mobilização de todas as condições possíveis para a elevação do nível de prestação dos serviços de saúde na ilha, privilegiando o diálogo com as autoridades locais, Governo Central e parceiros nacionais e internacionais;
- Valorizar e potencializar a agricultura, a pecuária, a pesca, a cultura e o turismo enquanto esteios indispensáveis no processo de desenvolvimento da ilha bem como na criação de oportunidades de emprego e rendimento para as famílias;
- Fazer de tudo para que, a juventude bravense reassuma o seu papel central no processo de desenvolvimento da sua ilha, encontrando na governação local um parceiro empenhado na sua formação e materialização dos seus projetos.
O nosso Projeto Político tem como foco principal as pessoas e o seu bem-estar!
A nossa candidatura tem uma perspectiva humanizada e a nossa prática do exercício do poder local será também humanizada.
Juntos e, somente Por Amor a Brava, projetaremos e construiremos a Brava que queremos!
Amandio Brito