Ana Borges uma bravense em Angola desde 2015

Cidade de New Bedford, 05 Jun (Bravanews) - Ana Borges, 29 anos, natural da Ilha Brava, Cidade de Nova Sintra, vive em Angola desde 2015, na Cidade de Luanda.

Jun 5, 2018 - 12:23
 0  36
Ana Borges uma bravense em Angola desde 2015

Cidade de New Bedford, 05 Jun (Bravanews) - Ana Borges, 29 anos, natural da Ilha Brava, Cidade de Nova Sintra, vive em Angola desde 2015, na Cidade de Luanda.

Na sina de qualquer bravense, esteve também Ana Borges, que nao vendo grandes alternativas na sua Djabraba, quis procurar a sorte, sorte essa que lhe levou a escolher Angola.

Em conversa com a Bravanews desde a Cidade de Luanda, Angola, Borges disse que sente muitas saudades da ilha Brava, mas pesou mais a necessidade de procurar uma vida melhor, e como todo o bravense que se preze, viu na emigração uma solução.

“Sinto saudades de Cabo Verde, da ilha Brava e principalmente da minha bela Nova Sintra, mas alimento muita fé e esperança no cumprimento dos meus objectivos e na realização dos meus sonhos”, começou por dizer.

Para ela Luanda é uma cidade cosmopolita, linda e acolhedora, mas aconselhado para quem vai a trabalho, “porque para quem tiver juízo, Angola é um país cheio de oportunidades e apesar de dificuldades atualmente mas tem tudo pra ajudar as pessoas na evolução do conhecimento e não só”.

Borges acrescenta ainda que em Angola já teve muitas oportunidades e já atingiu muitos objectivos, “coisa que não aconteceria caso estivesse em Cabo Verde”.

 Conseguiu diplomas, já conheceu muitos países, “coisa que os jovens em Cabo Verde não conseguem devido a dificuldades que enfrentam”, alegou esta jovem emigrante.

A cidade de Luanda foi fundada por Paulo Dias de Novais, na sequência da chegada à região de uma armada de Lisboa, que transportava várias centenas de homens, entre soldados, mercadores e missionários.

Paulo Dias de Novais era um fidalgo da Casa Real, neto de Bartolomeu Dias, que tinha anteriormente sido incumbido de liderar uma embaixada ao reino de Angola. Conhecia, portanto, o terreno e os cenários político e social da região.

A armada chegou à ilha de Luanda em fevereiro de 1575 e Paulo Dias de Novais, após reconhecimento do terreno, decidiu criar um núcleo permanente, a que deu o nome de S. Paulo de Luanda, não na ilha mas em terra firme devido às boas condições de defesa e, sobretudo, do porto abrigado.

Luanda é a capital e a maior cidade de Angola. Localizada na costa do Oceano Atlantico é também o principal porto e centro economico do país. Constitui um município subdividido em seis distritos urbanos e é também a capital da provincia homonima.