Antigo deputado António Tomar deportado dos EUA
António Tomar, antigo deputado do MpD , já se encontra em São Vicente, depois de ser deportado estes últimos dias dos Estados Unidos da América (EUA).
A informação foi confirmada ao A NAÇÃO pela Polícia de Fronteira, que assegurou que ex-deputado ventoinha já se encontra na ilha do Monte Cara, onde residia antes de emigrar para os EUA.
António Tomar esteve cerca de dois anos preso nos EUA, depois de, em 2014, ser acusado de violação continuada de duas sobrinhas, na altura com 16 e de 18 anos de idade, respectivamente.
Esse crime acontecia há mais de quatro anos sobre as duas adolescentes que viviam com ele em casa da irmã e tia das meninas. Ao que tudo indica, a senhora sabia que na sua ausência o irmão molestava sexualmente as sobrinhas, mas nunca o denunciou às autoridades.
Perante a passividade dessa tia, supostamente para “preservar a imagem do irmão e da família”, as duas jovens acabaram por pedir socorro a uma outra tia que, de imediato, procurou a Polícia de Pawtucket para denunciar o crime.
Na altura o antigo deputado teve de pagar uma fiança de 6.500 dólares para ficar em liberdade provisória, sob Termo de Identidade e Residência, até à sentença. O que de pouco lhe valeu porquanto a Agência Federal dos Serviços de Migração dos EUA estava à espera dele à saída da audiência.
Foi novamente preso e colocado até então no corredor da deportação já que a permanência nos EUA, país onde vivia há mais de dez anos, era ilegal.