Atletismo/Brava: Membro da associação pede eleição de novos membros para melhor funcionamento

O membro da Associação Regional de Atletismo da Brava (ARAB) João Baptista defendeu na quinta-feira, 26, a necessidade de se organizar uma nova eleição de forma a melhorar o funcionamento da associação e apoiar os atletas.

Jul 28, 2023 - 14:31
 0  73
Atletismo/Brava: Membro da associação pede eleição de novos membros para melhor funcionamento

Este membro fez esta declaração à imprensa após um encontro que o pelouro do Desporto da Câmara Municipal da Brava organizou com a associação e os atletas da modalidade atletismo, para se inteirar do funcionamento da associação, dos planos e da situação dos atletas.

“É preciso pensar numa eleição para eleger novos órgãos da associação, para colocar o atletismo bravense no patamar que merece”, indicou João Baptista, reconhecendo que “muitas coisas estão a falhar”, principalmente a necessidade de fazer um balanço, organização e acompanhamento dos atletas e as suas participações nas diversas provas.

Segundo a mesma fonte, somente depois de uma nova eleição e a reorganização da associação será possível também apoiar e trabalhar os atletas para que possam estar preparados para competirem com outros atletas das demais ilhas e municípios do país.

Da parte da câmara municipal, o vereador responsável pelo pelouro do Desporto, Mário Rodrigues, explicou que este encontro foi organizado com o intuito de se inteirar do andamento e funcionamento da associação, mas também esclarecer algumas reclamações que os atletas têm feito chegar ao pelouro devido à falta de funcionamento da ARAB.

Segundo este responsável, a associação foi institucionalizada em Janeiro de 2019, mas os atletas têm estado a manifestar “alguma falta de acompanhamento” por parte da mesma e no encontro, os atletas referiram que não conhecem a maioria parte dos membros que compõe os órgãos desta associação.

Mário Rodrigues avançou que a autarquia sempre realizou provas de atletismo e apoiou os atletas na participação nas provas realizadas em outros municípios e após a criação e institucionalização da ARAB a autarquia continuou a apoiar, sendo necessário agora conhecer os planos da associação para dar continuidade ao processo e apoiar os atletas onde for necessário.

Sendo assim, evidenciou que vai aguardar que a associação apresente a câmara o plano de actividades, orçamento e prestação de contas para ver onde a autarquia pode reforçar juntamente de outros parceiros o apoio à associação que reflete directamente nos atletas.

Anunciou ainda que as provas regionais já chegaram ao fim, mas que ainda os atletas têm provas a serem realizadas em outros municípios, nomeadamente em Mosteiros e Santa Catarina na ilha do Fogo e a autarquia possui todo o interesse em apoiar os atletas para participarem nestas provas, recordando que alguns dos atletas bravenses já subiram ao pódio nestas provas.

Da parte dos atletas, Roberto Monteiro, destacou que em 2019 a associação arrancou com um bom plano e fez um bom trabalho juntamente dos atletas, mas que de algum tempo para cá não tem sido feito nada, realçando que praticamente a associação se encontra abandonada.

Este atleta sublinhou que os atletas desconhecem o que se passou entre os membros, justificando que os atletas não receberam nenhuma explicação e mesmo no encontro só compareceu o presidente da Assembleia Geral da ARAB, continuando os atletas na mesma situação.