Autarquia garante estar a trabalhar para repor normalidade no Centro Comercial

O presidente da Câmara Municipal da Brava, Amândio Brito, assegurou hoje que a autarquia está a trabalhar para repor a normalidade da vida dos comerciantes afectados no incêndio do Centro Comercial da cidade.

Apr 13, 2025 - 16:16
 0  54
Autarquia garante estar a trabalhar para repor normalidade no Centro Comercial
Amândio Brito, à Inforpress, sublinhou que a reposição absoluta só deverá acontecer quando a autarquia conseguir restabelecer as condições físicas do edifício comercial e garantiu ainda que estão a trabalhar diariamente para conseguir mobilizar condições e resolver o problema “o mais rápido possível”.
“Primeiramente o nosso foco é acudir as pessoas que foram afectadas e desde a primeira hora reunimos os comerciantes e partilhamos o momento de angústia, e ficou claro a disponibilidade em tudo fazer para devolver a normalidade”, realçou.
A atitude da câmara que foi levada ao conhecimento do Governo e foi “muito bem acolhido” pelo mesmo, que posteriormente enviou duas equipas, uma ligado ao Ministério das Infra Estruturas, Ordenamento do Território e Habitação e outro Ministério da Família e Inclusão e Desenvolvimento Social.
“As duas equipas fizeram o seu trabalho de levantamento da situação concreta junto dos familiares e estabelecimento comercial, que em consequência disto estamos a partilhar os resultados conseguidos para mobilizar recursos e chegar aos familiares”, informou.
O edil disse ainda que alguns dos comerciantes já não estão desinstalados, tendo em conta que a autarquia tem estado a providenciar espaços para os instalar e levarem a sua vida na normalidade.
“Neste momento já fizemos o levantamento do custo da restauração do mercado, sobretudo da parte danificada, mas também em todo o edifício comercial que também estava a precisar de uma manutenção, ou seja, será feita uma requalificação geral do prédio”, finalizou.
O estabelecimento comercial situado no centro da cidade de Nova Sintra ficou em chamas na madrugada do dia 26 de Março e dez loja foram totalmente consumido pelas chamas.