Autárquicas 2024/Brava: Amândio Brito promete transformar Furna e impulsionar desenvolvimento na Brava

O candidato do PAICV à Câmara Municipal da Brava, Amândio Brito, quer transformar a localidade de Furna com projectos “estruturantes” que vão desde a pesca à educação, e impulsionar o desenvolvimento da ilha, "aguardado há mais de 12 anos".

Nov 26, 2024 - 04:31
 0  125
Autárquicas 2024/Brava: Amândio Brito promete transformar Furna e impulsionar desenvolvimento na Brava

Em declarações hoje à Inforpress, Amândio Brito reforçou que a sua prioridade é atender às necessidades de todos os munícipes, com foco especial nos mais vulneráveis. 

A localidade de Furna, considerada a porta de entrada para a ilha, ocupa um lugar de destaque nas propostas do candidato do PAICV. Por isso anunciou a cobertura da placa desportiva existente e a conclusão da placa da escola local, além da criação de uma sala de laboratório de informática para os estudantes.

Outro compromisso é a transformação da casa de água de Furna em um mercado de peixe, equipado com condições adequadas para a venda e conservação do pescado, atendendo às necessidades do sector pesqueiro.

O candidato revelou ainda à Inforpress planos para instalar o primeiro caixa automático (ATM) na localidade e uma bomba de combustível, além de criar um fundo de apoio, em parceria com os emigrantes, para ajudar alunos do 12º ano a ingressarem no ensino superior.

Além disso, a oficina de Ponta Baixo será convertida em um centro de formação técnica para jovens aprenderem mecânica, electricidade e canalização, enquanto uma escola de música será aberta em Furna para fortalecer o acesso à cultura.

Amândio Brito destacou também a importância de melhorar o sector da saúde, assegurando condições que permitam à população viver com mais segurança na Brava.

O mesmo reafirmou, igualmente, o compromisso de se estabelecer uma ligação diária com a ilha do Fogo, resgatando uma conexão essencial para o desenvolvimento local.

"Estamos a visitar os lares dos bravenses, sem discriminação, porque nosso foco é ouvir as pessoas e construir juntos o futuro da nossa ilha. A Brava é pequena, mas não sonhamos uma Brava pequena", concluiu o candidato.

Na ilha Brava concorrem ao cargo de presidente da câmara Amândio Brito (PAICV) e Francisco Tavares (MpD).

Nas eleições de 2020, o Movimento para a Democracia (MpD) conquistou 14 câmaras municipais, enquanto o Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) dominou em oito.

Inforpress/Fim