Autárquicas 2024/Brava: Francisco Tavares destaca apoio dos emigrantes para a economia da ilha
O candidato do MpD à Câmara Municipal da Brava, Francisco Tavares, destacou a importância da comunidade emigrada na economia da ilha, sublinhando os esforços da autarquia para apoiar os emigrantes, especialmente nas áreas de investimento e requalificação.
Em declarações à imprensa, Francisco Tavares sublinhou que desde o início da sua gestão, a Câmara Municipal implementou políticas que facilitam os investimentos dos emigrantes, com destaque para a isenção de 50% nas taxas de licenciamento para novas construções ou requalificação de habitações.
O ex-edil enfatizou ainda a celeridade no tratamento desses processos, reconhecendo as limitações de tempo dos emigrantes.
“Queremos que os emigrantes se sintam acolhidos e que possam investir na Brava. Por isso, temos facilitado tudo relacionado a projectos de emigrantes e intensificado o diálogo sobre propriedades privadas e terrenos urbanos e rústicos, que muitas vezes estão indisponíveis para novos projectos”, afirmou.
Entre as iniciativas previstas, Francisco Tavares destacou o projecto “Cada Casa, um Contentor”, que visa implementar a recolha domiciliária de resíduos sólidos, inspirado em exemplos como a cidade de Pawtucket, nos Estados Unidos.
“Vamos lançar esse desafio à nossa comunidade emigrante, especialmente nos Estados Unidos, para apoiar na implementação deste projecto”, revelou.
O candidato mencionou ainda parcerias já realizadas com os emigrantes, como a doação de bens para escolas, a Cruz Vermelha e a criação de um parque infantil em Mato Grande, fruto de esforços conjuntos com familiares na diáspora.
Outro ponto abordado foi a necessidade de dialogar com os emigrantes sobre propriedades em estado de degradação.
O candidato do MpD explicou, por outro lado, que a autarquia tem actuado para assegurar que edifícios abandonados ou em risco sejam intervencionados, sempre com diálogo e avisos prévios, conforme o Código de Posturas.
Com essas medidas, Francisco Tavares reafirma o compromisso de reforçar a relação com os emigrantes e garantir o desenvolvimento sustentável da ilha.
Na ilha Brava concorrem ao cargo de presidente da câmara Amândio Brito (PAICV) e Francisco Tavares (MpD).
Nas eleições de 2020, o Movimento para a Democracia (MpD) conquistou 14 câmaras municipais, enquanto o Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) dominou em oito.
Inforpress/Fim