Autárquicas 2024/Brava: MpD reforça compromisso com Fajã d’Água como aldeia turística de excelência

A candidatura do Movimento para a Democracia (MpD) prometeu novos investimentos para Fajã d’Água, destacando a construção de uma segunda via de acesso, para consolidar a localidade como uma aldeia turística rural de excelência.

Nov 21, 2024 - 15:06
 0  56
Autárquicas 2024/Brava: MpD reforça compromisso com Fajã d’Água como aldeia turística de excelência

Em declarações à imprensa esta quarta-feira, o candidato do MpD, Francisco Tavares, anunciou que a via de acesso irá assegurar melhores condições de mobilidade e segurança.

"Junto com o Governo, para garantir a segurança, já foi lançado o concurso para a construção de uma segunda via de acesso à aldeia. Essa nova estrada ligará Fajã d’Água a Esparadinha e seguirá até Palhal, assegurando duas vias de acesso à Fajã d’Água”, vincou.

De acordo com Francisco Tavares, os trabalhos na região já estão em curso, com a requalificação da Praça Matilde, instalação de casas de banho em todas as residências que ainda não as possuem.

Anunciou também, a construção de quartos para alojamento turístico nas habitações locais.

“Fajã d’Água foi escolhida, juntamente com o Governo, para integrar um programa de aldeias turísticas rurais. Além das infra-estruturas, já promovemos formações na área de hotelaria e turismo para capacitar a população e os pequenos comerciantes, preparando-os para receber turistas cabo-verdianos e estrangeiros”, afirmou.

Conforme avançou Francisco Tavares, o plano de valorização turística também inclui a requalificação da avenida principal, melhorias nas piscinas naturais e a construção de arruamentos na zona da Esparadinha. A iniciativa é complementada por esforços para aliar o potencial piscatório ao turismo.

“Apesar de haver poucos pescadores na região, estamos a trabalhar para revitalizar a pesca e ligá-la ao turismo. No mandato anterior, a câmara municipal promoveu formações em transformação do pescado, subsidiando a participação de jovens de Fajã d’Água, demonstrando o compromisso em criar oportunidades e fortalecer a economia local”, ressaltou o candidato do MpD.

Com o início dos investimentos privados na região e o crescente interesse turístico por Fajã d’Água, a expectativa é que a localidade se afirme como um destino de referência em Cabo Verde.

Daí que, Francisco Tavares reafirmou o compromisso de, no próximo mandato, consolidar Fajã d’Água como uma aldeia turística rural de excelência, em parceria com o Governo e a comunidade local.

Na ilha Brava concorrem ao cargo de presidente da câmara Amândio Brito (PAICV) e Francisco Tavares (MpD).

Nas eleições de 2020, o Movimento para a Democracia (MpD) conquistou 14 câmaras municipais, enquanto o Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) dominou em oito.

Inforpress/Fim