Autárquicas 2024/Santa Catarina do Fogo: Manuel Teixeira assume presidência da câmara com compromisso de transformação e progresso

O professor Manuel Teixeira assumiu hoje a presidência da Câmara de Santa Catarina do Fogo com o compromisso de transformação e do progresso do município, após a vitória nas eleições autárquicas de 01 de Dezembro.

Dec 21, 2024 - 06:28
 0  64
Autárquicas 2024/Santa Catarina do Fogo: Manuel Teixeira assume presidência da câmara com compromisso de transformação e progresso

Na sua primeira intervenção, o novo presidente de Santa Catarina do Fogo demonstrou “profunda humildade, responsabilidade e um compromisso firme com o desenvolvimento da comunidade” e destacou o momento como uma “verdadeira celebração da liberdade e da liberdade e da democracia” aplicado nas últimas eleições autárquicas do passado dia 1 de dezembro. 

No seu discurso de posse, Manuel Teixeira agradeceu a todos os munícipes que confiaram na sua plataforma eleitoral, sublinhando que a vitória é um triunfo colectivo.

O autarca afirmou que “cada voto de confiança corresponde a uma responsabilidade que não tomará de ânimo leve, pois este triunfo representa a força de um sonho idealizado e partilhado para o bem comum”.

O novo presidente reafirmou o seu compromisso de liderar o município com humildade, responsabilidade e determinação e entre as prioridades destacou melhoria da qualidade de vida dos munícipes, criação de empregos, fortalecimento dos sectores de educação, saúde, pesca e agricultura, preservação do meio ambiente e desenvolvimento sustentável.

“Hoje, na presença de todos, reafirmo os compromissos que assumi durante toda a campanha que ditou a nossa vitória: trabalhar incansavelmente para construir um município mais justo, mais inclusivo, mais próspero, mais competitivo, onde cada cidadão, independentemente de sua origem ou condição, possa sentir-se ouvido, respeitado, valorizado e fazendo parte do processo do desenvolvimento do município”, disse.

 

Manuel Teixeira afirmou ter a real noção dos desafios a enfrentar e que não são poucos, mas comprometeu-se em trabalhar, junto com a sua a equipa, de sol a sol, para provocar a melhoria da qualidade de vida dos munícipes, através da criação de oportunidades de emprego, fortalecimento do sector da educação, saúde, pesca, agricultura, a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável do município.

O novo autarca de Santa Catarina do Fogo promete ser um presidente próximo de cada cidadão trabalhar em parceria com todas as forças vivas de modo a desenvolver o município em todas as vertentes e ampliar ainda mais as relações com as instituições público/privadas.

“Irei promover uma liderança com base no diálogo, transparência e eficiência, colocando sempre os interesses públicos acima de qualquer interesse particular”, afirmou o novo edil de Santa catarina que promete superar todas as expectativas depositadas na sua equipa.

Este pediu a cada munícipe que continue a exercer a sua cidadania activa e a cobrar, propor e participar porque o desenvolvimento de Santa Catarina do Fogo não será obra de um só homem, mas resultado do esforço conjunto de toda a comunidade.

“Um dos sete pilares da nossa plataforma eleitoral foi a atração de serviços públicos e privados para o município de modo a facultar todas as condições e serviços que uma cidade deve ter e isso me faz, desde hoje, criar condições e de forma desburocratizada trazer esses serviços para auxiliarem o nosso processo de desenvolvimento tornando um município mais competitivo e dinâmico”, disse Manuel Teixeira que prometeu abertura para o diálogo e a cooperação. 

Segundo o mesmo, a diáspora tem um papel fundamental na economia do município de Santa Catarina do Fogo, com investimentos, contribuindo para o seu desenvolvimento e crescimento em diversas áreas, e prometeu reforçar essa parceria de modo a aumentar e a diversificar ainda mais os investimentos no concelho.

 

Manuel Teixeira prometeu igualmente criar as condições para que haja contatos com a diáspora de modo a facilitar todo o processo.

O novo edil disse que os jovens de Santa Catarina demonstraram uma vontade enorme em provocar uma mudança e é necessária uma nova abordagem e proximidade para com os jovens, pois eles são o presente e o futuro de Santa Catarina e todo desenvolvimento do município passa obrigatoriamente pela juventude sem excepção. 

Segundo o mesmo, o maior parceiro para o desenvolvimento do município será o Governo de Cabo Verde, lembrando que é o motor que gera a economia, o desenvolvimento sustentável, turismo, meio ambiente e a pesca.

Defendeu uma relação institucional de proximidade, de diálogo, com o foco principal no desenvolvimento de Santa Catarina do Fogo.

Concluiu a sua intervenção com compromisso de liderar com integridade, seriedade, respeito e dedicação e colocar-se inteiramente ao serviço deste município, com o firme propósito de honrar a confiança que depositada na sua equipa.

A ministra das Infraestruturas, Ordenamento do Território e Habitação, Eunice Silva, na qualidade de representante do Governo, disse que o resultado das eleições autárquicas aponta para alteração do panorama autárquico e cada um deve tirar as suas ilações e que da parte do governo saberá perceber o recado.

Eunice Silva disse que o governo vai atribuir competências aos municípios e destacou questão de violência baseada no género, reinserção social dos reclusos, violência doméstica, emigração e defesa de consumidores, e competências em matéria de promoção social, educação e ambiente.

Essas transferências refletem, explicou, a vontade política do governo em assegurar o fornecimento de serviços e bens públicos as autárquicas que estão mais próximas das populações.

“O desenvolvimento harmonioso e sustentável de Cabo Verde passa necessariamente pela dinamização e aproveitamento das especificidades e potencialidades de cada ilha e de cada município”, disse Eunice Silva.

O presidente da Assembleia Municipal, Henrique Fernandes, pediu a continuação de descriminação positiva ao município de modo a permitir a luta contra pobreza e garantir o desenvolvimento harmonioso e para que a edilidade possa garantir as mesmas oportunidades a todos.

“A prioridade absoluta deve ser uma luta absoluta contra a pobreza”, referiu o presidente da assembleia municipal de Santa Catarina, para quem é urgente a reforma das leis das finanças locais para facilitar a criação de um quadro que permita à assembleia municipal cumprir melhor com o seu papel.

Inforpress/Fim