Autoridade de Aviação de Cabo Verde Expandirá e Promoverá Igualdade de Gênero

A Agência de Aviação Civil de Cabo Verde vai construir uma nova sede e implementar medidas para promover a igualdade de género no setor. A agência pretende aumentar o número de mulheres na aviação civil através de um projeto de promoção nas escolas. O governo comprometeu-se a revisar o quadro legal da aeronáutica civil e a promover a sustentabilidade ambiental no setor.

Sep 18, 2024 - 16:53
 0  37
Autoridade de Aviação de Cabo Verde Expandirá e Promoverá Igualdade de Gênero
AAC

A Agência de Aviação Civil de Cabo Verde (AAC) está prestes a iniciar a construção de uma nova sede e, em paralelo, a implementar medidas para promover a igualdade de género no setor. A informação foi avançada hoje pelo presidente da AAC, Mário Margarito Gomes, durante um seminário sobre a inclusão de género e sustentabilidade ambiental na aviação civil.

A nova sede da AAC, com uma área de 1.400 metros quadrados, será construída na avenida do Aeroporto Internacional Nelson Mandela, na Praia, e deverá estar concluída em 2026. A infraestrutura incluirá uma academia de aviação civil e um museu, com o objetivo de formar novos profissionais e preservar a história do setor em Cabo Verde.

Paralelamente à construção da nova sede, a AAC pretende aumentar o número de mulheres no setor da aviação civil, que atualmente é dominado por homens. Para tal, a agência irá desenvolver um projeto de promoção da aviação civil nas escolas, com o objetivo de despertar o interesse das jovens para esta área profissional.

O primeiro-ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva, que marcou presença no seminário, sublinhou a importância da igualdade de género no setor da aviação civil e comprometeu-se a implementar políticas públicas que promovam a igualdade. O governante anunciou ainda a revisão do quadro legal da aeronáutica civil, com o objetivo de aumentar a eficiência e desburocratizar o setor, sem comprometer a segurança.

No que diz respeito à sustentabilidade ambiental, o presidente da AAC destacou a importância de monitorizar as emissões de gases com efeito de estufa e de promover o uso de energias renováveis no setor da aviação civil.