Boxeador cabo-verdiano David de Pina conquista primeira medalha olímpica para o país

David de Pina venceu por 5-0 e garantiu pelo menos o bronze no boxe peso mosca, assegurando a primeira medalha olímpica para Cabo Verde. (Summary: David de Pina wins 5-0 and guarantees at least bronze in flyweight boxing, securing the first Olympic medal for Cape Verde.)

Aug 2, 2024 - 23:17
 0  89
Boxeador cabo-verdiano David de Pina conquista primeira medalha olímpica para o país

David de Pina mal conseguia conter a alegria após dar continuidade à sua incrível jornada nos Jogos de Paris. Na sexta-feira, o pugilista cabo-verdiano alcançou as semifinais da categoria peso mosca, garantindo a primeira medalha olímpica para o seu país. De Pina derrotou o campeão dos Jogos Africanos e medalhista de bronze dos Jogos da Commonwealth, Patrick Chinyemba, por 5-0, assegurando a sua presença entre os quatro finalistas e, consequentemente, pelo menos uma medalha de bronze.

"Não consigo descrever as minhas emoções. São enormes. Fiz isto pelo meu país, porque merecemos. Somos uma pequena ilha e nunca tínhamos conseguido isto antes", disse De Pina aos repórteres. "Sou o primeiro a escrever esta história. Senti o apoio do meu país e agradeço-lhes por esta vitória."

"Foi contra todas as probabilidades. Toda a gente apostava em Patrick, por ser o campeão africano. Eu era o desconhecido, era o simples cabo-verdiano. Mostrei ao mundo que somos pequenos, mas somos fortes."

De Pina causou sensação no Arena Norte de Paris com o seu penteado único, com dois 'coques' de cada lado da cabeça, ao ponto de os fãs usarem bandanas a imitar o visual.

"Às vezes as pessoas olham para mim e riem-se, dizendo: 'Ah, o tipo com as duas orelhas como o Mickey Mouse'. Mas hoje mostrei-lhes que posso ser simples, mas forte e feroz", disse De Pina. "O meu treinador disse-me para fazer isto, pois os africanos usam frequentemente tranças. Ele disse: 'Tens de ter um aspeto diferente de todos os outros africanos'. O meu treinador teve uma visão que ninguém tinha. Agora toda a gente me está a imitar."

De Pina enfrenta no domingo Hasanboy Dusmatov, medalha de ouro em 2016 pelo Uzbequistão.