Brava: Abertura das barracas dá início às festividades do santo padroeiro e do dia do município
A abertura das tradicionais barracas, agendada para este sábado, 03 de Junho, dá início às movimentações para as festas do município e de São João, na ilha Brava, celebradas a 24 deste mês.
A abertura das tradicionais barracas, agendada para este sábado, 03 de Junho, dá início às movimentações para as festas do município e de São João, na ilha Brava, celebradas a 24 deste mês.
A informação foi avançada à Inforpress pelo presidente da Câmara Municipal da Brava, Francisco Tavares, explicando que normalmente as barracas têm a duração de um mês, mas que este ano vão prolongar-se por mais alguns dias, sendo este o primeiro anúncio das festas celebradas no dia 24.
Para este ano, Francisco Tavares anunciou que vão ser abertas 12 barracas, embora tiveram solicitação de muito mais, mas o espaço não permite mais do que isso.
Antes da abertura, a mesma fonte informou que foi organizado um encontro com os proprietários das barracas e com outros membros que vão trabalhar ligados às barracas, no sentido de receberem algumas informações e mensagens de sensibilização, para que tudo possa correr dentro dos parâmetros legais e sem grandes incidentes.
No espaço, conforme elencou, há casas de banho público e uma equipa que vai trabalhar na questão do saneamento, mas mesmo assim, pede à sociedade que se engaje em manter o espaço organizado e limpo, pois haverá contentores disponíveis no local.
No quesito da venda e o consumo de bebidas alcoólicas, o autarca deixou claro que vai continuar com as regras estabelecidas na lei e colocadas em prática todos os anos, proibindo a venda de bebidas alcoólicas a menores de 18 anos, assim como em garrafas de vidros no recinto desportivo durante as festividades.
Na abertura das barracas está agendado um espectáculo musical, e para comemorar essas festas no dia 24, serão também realizadas diversas outras actividades, de âmbito cultural e desportivas, com vista a abrilhantar as festas maiores da ilha, que são comemoradas no mesmo dia.
Para alguns eventos, Francisco Tavares anunciou que vão ficar ao cargo de grupos privados organizados que também vão contar com o apoio da autarquia.
Da programação das actividades da delegação do Instituto Cabo-verdiano da Criança e do Adolescente (ICCA) na Brava tem agendada em parceria com outras instituições acções de fiscalização do local para certificar que nenhuma criança esteja a frequentar locais inadequados.
Inforpress