Brava: Actividades culturais e desportivas marcam último final de semana das festividades de Nho Santo António
A localidade de Lém, na Brava, é palco de um conjunto de actividades desportivas e culturais alusivas a comemoração do santo padroeiro, Nho Santo António, que se celebra a 13 de Junho.
A localidade de Lém, na Brava, é palco de um conjunto de actividades desportivas e culturais alusivas a comemoração do santo padroeiro, Nho Santo António, que se celebra a 13 de Junho.
Hoje, as provas de atletismo e corrida de burro, deram início a mais um dia.
Foram realizadas provas de atletismo em quatro categorias, juvenis, veteranos, sénior masculino e feminino, provas estas que mereceram uma avaliação “positiva” tanto da organização das festividades, como da Associação Regional de Atletismo, que organizou estas competições.
A tradicional corrida de burro levou à estrada de Lém dezenas de pessoas, pois, segundo Anselmo de Pina, esta talvez seja a prova mais esperada quando realizada, porque na ilha não há cavalos e nem uma pista que permite a realização de provas de hipismo como nas outras ilhas, então, desde muito cedo, decidiram fazer corridas de burro.
Na noite de sábado, foi realizado o baile popular, onde actuaram artistas com o Hélio Batalha, Nito, entre outros e artistas e banda locais “abrilhantaram” a noite.
Em termos de avaliação, Anselmo de Pina, dirigente da Associação de Lém, organizadora dos eventos da festa, salientou que a mesma decorreu nos parâmetros traçados pela organização, mesmo estando a espera de uma maior participação por parte da população bravense, mas, “os que estiveram fizeram valer a noite que terminou às sete horas da manhã”.
Para finalizar a noite deste domingo, está programado a miss +30, que contará com a participação de oito candidatas, e o objectivo, além de inovar na questão de miss, é tentar tirar os bravenses da “zona de conforto” com as novidades.
MC/CP