Brava: Ano lectivo arranca sem sobressaltos e em clima normal
O ano lectivo 2023/24 iniciou-se hoje na ilha Brava sem sobressaltos e na normalidade, segundo os responsáveis dos estabelecimentos de ensino.
Numa ronda feita hoje pela Inforpress, a algumas escolas no município, pôde-se constatar o normal funcionamento das escolas neste primeiro dia de aulas.
Em Nova Sintra, onde os pais acompanharam os filhos à Escola Manuel Rodrigues Gomes pertencente ao agrupamento 01, de forma a entregar às crianças aos respectivos professores e para conhecerem os novos professores, em caso de algumas mudanças.
A euforia do encontro dos alunos foi tão visível que nem mesmo os pais conseguiam controlar os filhos ao verem os colegas que gritavam de longe ou corriam ao encontro destes. Dentro das salas, cada professor demonstrou aos pais e encarregados de educação os objectivos e as expectativas para este novo ano lectivo.
De acordo com a responsável Josefina Vaz, tudo iniciou conforme o previsto ressaltando que neste primeiro dia de aula os alunos e os pais e encarregados de educação já foram apresentados aos seus professores e a sala no qual estão integrados.
“Os professores já tiveram o primeiro contacto com os pais e encarregados de educação e fizeram as apresentações, portanto, amanhã começaremos o dia normal visto que esta primeira semana é cívica”, afiançou.
Na Escola Eugénio Tavares o clima não foi diferente, embora os alunos já tenham uma idade mais avançada, a algazarra no pátio fazia-se sentir de longe e os alunos dizem-se “motivados e preparados” para enfrentarem um novo ano e, no final, “atingir os seus objectivos”.
O director da Escola Secundária Eugénio Tavares (ESET), David Pascoal, informou que o primeiro dia iniciou na normalidade e sem sobressaltos e que esta semana vai ser uma “semana cívica sob o lema acção climática”.
“Já fizemos a abertura do estado da bandeira e agora estamos a organizar com os alunos aqui no auditório esclarecendo os objectivos para essa semana de trabalho, pois do resto está tudo normal e estamos a iniciar num clima sereno e tranquilo”, garantiu.
David Pascoal realçou ainda que a ESET que funciona do período de manhã terá aproximadamente 300 alunos entre o 9º e o 12º ano, já no período da tarde que também funciona o segundo ciclo do ensino básico da escola Sena Barcelos, terão “cerca de 10% da população da Ilha Brava”.
Por seu turno a responsável da escola básica de Nossa Senhora do Monte (EBNSM), Ana Lobo pertencente ao agrupamento 02, garantiu que tudo iniciou normalmente sem quaisquer problemas e avançou ainda que o agrupamento inicialmente vai receber cerca de 420 alunos do 1º ao 8 ano de escolaridade.
O ano lectivo 2022/23 iniciou hoje em todas as escolas do País e, segundo o ministro da Educação, Amadeu Cruz, cerca de 130 mil alunos, do pré-escolar ao secundário, vão regressar às aulas, estando 28 mil inscritos no Ensino Secundário (ES), 17 mil no pré-escolar e os restantes no Ensino Básico Obrigatório.