Brava assinala Dia Mundial do Meio Ambiente com alerta sobre a necessidade de mudar alguns hábitos

A comunidade educativa do Complexo Educativo de Nova Sintra (CENS) organizou um conjunto de actividades em todas as escolas do agrupamento para alertar a sociedade sobre a necessidade de mudar alguns hábitos ambientais.

Jun 6, 2023 - 15:53
 0  17
Brava assinala Dia Mundial do Meio Ambiente com alerta sobre a necessidade de mudar alguns hábitos

A comunidade educativa do Complexo Educativo de Nova Sintra (CENS) organizou um conjunto de actividades em todas as escolas do agrupamento para alertar a sociedade sobre a necessidade de mudar alguns hábitos ambientais.

Estas actividades, conforme explicou Milena Gomes, subdirectora para Assuntos de Inclusão Social no CENS, foram organizadas em parceria com associação ambiental Biflores, com o intuito de comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente, assinalado esta segunda-feira, 5 de Junho.

Segundo a mesma fonte, foram organizados actividades diferentes, incluindo conversas abertas com alunos das escolas do Agrupamento, mas também uma campanha de limpeza em Nova Sintra, com o intuito de chamar a atenção da sociedade sobre a necessidade de mudança de comportamento, com foco na preservação do meio ambiente.

Por parte da Biflores, o técnico Carlos Bango realçou que a associação teve todo o interesse em aderir às actividades, uma vez que é uma oportunidade de “despertar” nos estudantes e na nova geração o “bichinho” para cuidar do meio ambiente.

Entretanto, reforçou que é importante sim assinalar as datas, mas também é patente a necessidade de dar continuidade aos trabalhos desenvolvidos na comemoração das datas, exemplificando que o que limparam hoje é o que foi lançado antes, daí é importante fazer a recolha e cultivar o hábito de não lançar o lixo no chão.

Por seu turno, Diva Burgo, bióloga desta associação ambiental destacou o facto da ilha não ter um aterro sanitário, o que tem prejudicado a cada dia o meio ambiente, pois o lixo que é colocado na lixeira é queimado, mas há também outras zonas em que os moradores colocam o lixo directamente nas ribeiras sem qualquer asseio.

Neste sentido, defendeu que é preciso que os técnicos e pessoas com mais conhecimento façam um trabalho árduo junto das comunidades bravenses, mas também apostar na reciclagem do lixo, principalmente do plástico, que não é biodegradável e que traz várias consequências negativas para o meio ambiente.

Já o responsável pelas visitas às diversas escolas do agrupamento, conforme anunciou a porta-voz do CENS, Vani Furtado, explicou que a sua missão foi de apresentar as espécies endémicas e os banner sobre o pastoreio sustentável aos mais pequenos, de forma a sensibilizá-los e mostrar-lhes as formas positivas para contribuir para a preservação do meio ambiente.

Este ambientalista disse acreditar que a mensagem com certeza será passada aos pais e a outras pessoas, sobretudo na questão do pastoreio livre, com o ensejo de alcançar a longo prazo um grande número de criadores de gado e trabalhá-los para a prática de um pastoreio sustentável, tendo em conta que há vários recursos forrageiros na Brava que permitem às pessoas enveredar para uma prática sustentável.

O Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 05 de Junho, foi criado pela Assembleia Geral das Nações Unidas, através da resolução (XXVII) de 15 de Dezembro de 1972, com a qual foi aberta a Conferência de Estocolmo, na Suécia, cujo tema central foi o Ambiente Humano. Todos os anos, nesse dia, diversas organizações da sociedade civil lançam manifestos e tomam medidas para relembrar ao público geral da necessidade de preservação do meio ambiente.