Brava: Autarquia vai subsidiar formação técnica, profissional e superior a 61 alunos
A Câmara Municipal da Brava vai subsidiar neste novo ano lectivo mais 18 alunos em formação técnica, profissional e superior, perfazendo um total de 61 jovens, além de outros apoios a alunos na ilha.
Esta informação foi avançada à Inforpress pelo vereador responsável pelo Pelouro da Educação e Formação, Mário Soares, explicando que esta atribuição de subsídios decorre anualmente e segue critérios pré-estabelecidos e previamente divulgados juntamente dos alunos e dos estabelecimentos escolares.
Segundo o autarca, neste ano lectivo, 2024/25, a câmara vai subsidiar mais 18 alunos que vão se juntar aos outros que já se encontram neste programa, o que vai custar aos cofres da autarquia mensalmente quase 365 mil escudos.
“É de referir que a autarquia ainda está a incentivar, em reconhecimento, os dois melhores alunos que terão propinas pagas a 100 por cento (%) durante todo o período do curso e os outros que vão receber, o subsídio vai ser transferido directamente para as contas das universidades”, referiu.
Conforme explicou ainda um dos documentos que é solicitado pela autarquia para a selecção dos beneficiários é o cadastro social único que retrata o rendimento da família do candidato, todavia realçou que a vereação da educação e formação tem se dirigido às escolas secundárias para fazerem as divulgações e quando chegar esse momento toda a comunidade educativa estará bem esclarecido.
Neste momento, informou que Brava tem nove jovens que foram seleccionados para o curso técnico no Centro de Energias Renováveis e Manutenção Industrial (CERMI), financiado pelo Governo de Cabo Verde, assumindo assim os 100 % da propina e residências para grupos de cadastro único, um e dois e a 80 % para cadastro três e quatro.
"É a oportunidade à semelhança daquilo que tem estado a acontecer com alunos da Brava na Escola de Hotelaria e Turismo de Cabo Verde, pois na mesma perspectiva do CERMI os estudantes da ilha poderão candidatar-se e com isso estamos a ter um quadro cada vez mais competitivo que dará uma resposta às demandas no município”, finalizou.
Inforpress/Fim