Brava: Biflores reúne associações locais e comunidade numa acção de limpeza na única praia de areia na ilha

A associação Biflores reuniu hoje algumas associações de cariz social e desportivas da localidade de Furna para uma acção de limpeza na única praia de areia mais acessível na ilha, a praia de Cadjetinha.

Jun 13, 2023 - 07:11
 0  23
Brava: Biflores reúne associações locais e comunidade numa acção de limpeza na única praia de areia na ilha

A associação Biflores reuniu hoje algumas associações de cariz social e desportivas da localidade de Furna para uma acção de limpeza na única praia de areia mais acessível na ilha, a praia de Cadjetinha.

Em declarações à Inforpress, Dheeraj Jayant, director da ONG ambiental, explicou que esta actividade se enquadra na comemoração do Dia Mundial dos Oceanos, assinalado a 8 de Junho, com o intuito de sensibilizar a comunidade a manter esta praia limpa e saber da importância da mesma para a natureza.

Segundo a mesma fonte, esta é única praia de areia mais acessível da Brava e a associação decidiu trabalhar em conjunto com algumas associações da localidade de Furna, onde fica situada a praia, para fazer uma campanha de limpeza massiva não só onde há areia, mas também na encosta no meio das acácias.

Aliás, na encosta evidenciou que o intuito é eliminar a grande quantidade de acácia existente para fazer a plantação de algumas espécies endémicas, nomeadamente tamareira, coqueiro e palmeiras.

Sobre a introdução dessas espécies endémicas na encosta, destacou que ainda é um projecto em fase de estudo, porque é preciso analisar a questão da água, se as plantas conseguem adaptar-se no local, entre outros aspectos, além de ser necessário ter a certeza de que a comunidade vai se engajar para o sucesso do projecto.

Em relação à praia em si, disse esperar que esta seja a última campanha de limpeza, contando com o engajamento da sociedade no sentido de manterem a praia limpa e organizada, mas também evidenciou que há projectos para apoiar nesta tarefa.

Dos projectos, mencionou acções de sensibilização e um projecto sobre a gestão do lixo e de resíduos e divisão das responsabilidades entre a Câmara Municipal da Brava, a comunidade local e as ONG de conservação.

Outra questão que deixou patente é sobre a necessidade de um “maior engajamento” por parte das entidades responsáveis na fiscalização da praia na questão da apanha de areia.

O presidente do clube Nô Pintcha, Anildo Andrade, participante na actividade, deu conta da sua “satisfação” pela iniciativa, reforçando que esta é a única praia de areia acessível na ilha e que deveria estar em melhores condições, permitindo assim as pessoas desfrutarem do local.

“Mas, não é isso que deparámos. Encontramos o local sempre sujo e com muito lixo”, evidenciou este dirigente, salientando que a equipa utiliza o local para preparar a sua pré-época desportiva e sempre tem vindo a lutar para tentar manter a praia asseada.

Em parceria com a associação Biflores, Anildo Andrade garantiu que o clube vai trabalhar também na questão da sensibilização da comunidade e de outros visitantes para manterem a praia limpa, não só para a questão do banho do mar, mas também para as tartarugas que há alguns anos ali faziam desova.

Os participantes sugeriram a Praia de Paixe na mesma localidade como outro local que deve receber acções do tipo, mas primeiramente é preciso sensibilizar os pescadores, pois esses são “os maiores poluidores do local” e na hora de se unir para a limpeza “são eles que não aparecem”.

A Biflores é uma associação de conservação da biodiversidade, sediada na ilha Brava, e tem como finalidade a protecção e conservação dos ecossistemas marinhos e terrestres, da sua biodiversidade e dos recursos naturais, bem como fomentar o envolvimento e o desenvolvimento sustentável da comunidade na ilha.