Brava: Câmara Municipal da Brava propõe criação de um núcleo de promoção do desporto no concelho
O vereador da Educação, Juventude e Desporto da Câmara Municipal da Brava, Mário Soares, propôs hoje a criação de um núcleo para a dinamização e diversificação das actividades desportivas no concelho.
Mário Soares falava aos jornalistas à margem de um encontro entre parceiros, nomeadamente, representantes das escolas de futebol, delegação escolar, professores da educação física, entre outros.
Segundo o vereador, enquanto não houver associações criadas para diferentes modalidades, o desporto na Brava deixa “a desejar”, pois, de acordo com o mesmo, tem de ser feito algo para melhorar a prática do desporto na ilha.
“No passado, tinha tido algumas iniciativas com a criação de comissões de andebol, basquetebol, voleibol e também de futsal, mas que com o passar do tempo as pessoas começaram a desistir e com isso a realização das actividades perdeu a pratica”, constatou.
De acordo com a mesma fonte a criação de um núcleo para o desporto está a ser visto como um recomeço das “iniciativas”, tendo em conta que a Câmara Municipal da Brava, tem estado a apostar fortemente na reabilitação das infra-estruturas desportivas.
“Em parceria com o Instituto do Desporto e da Juventude (IDJ) e algumas federações vamos trazer algumas formações desportivas”, informou.
Daí, o mesmo apela à sociedade civil a engajar-se “fortemente” na dinamização de actividades desportivas, visto que estão sendo criadas condições a nível de infra-estrutura e formações.
Nesta situação o mesmo garantiu que câmara municipal poderá mobilizar recursos tendo grupos oficiais constituídos e também mobilizar outros parceiros a nível nacional ou internacional.
Soares realçou ainda que o apoio dos pais e encarregados de educação é fundamental para a prática do desporto pelos filhos porque, segundo o mesmo, não podemos ter crianças a praticarem desporto se os seus pais não o fazem.
Por seu turno, o representante da Delegação do Ministério de Educação, João Paulo Silva, afirmou que o encontro tem como objectivo identificar a decadência na Brava e que a delegação escolar tem um papel importante neste processo porque é esta delegação que faz a gestão do funcionamento pedagógico das escolas.
“É nas escolas que se inicia a prática do desporto dos alunos e, por isso, é extremamente importante a criação de um núcleo para a promoção do desporto na ilha”, afirmou.
Já Eurico Barros, professor da Educação Física, disse que a ilha tem potencialidade e existem pessoas de boa vontade que “com certeza” podem dinamizar o desporto na Brava.
“Para isso estamos a fazer o levantamento de algumas materiais que nós não temos no concelho e nem nas escolas porque precisamos começar a praticar vários modalidade do desporto nas aulas”, finalizou.