Brava: Câmara municipal entrega subsídios aos clubes que participam na época desportiva 2022/23

Mar 28, 2023 - 15:33
 0  29
Brava: Câmara municipal entrega subsídios aos clubes que participam na época desportiva 2022/23

A câmara da Brava procedeu hoje à entrega do subsídio atribuído, anualmente, às quatro equipas de futebol da Brava que participam na época desportiva 2022/23, augurando que surgem novas modalidades e a retoma dos outros clubes.

O vereador do Desporto da Câmara Municipal da Brava, Mário Soares, explicou que esse já é um compromisso assumido pela autarquia em apoiar todas as iniciativas do desporto na ilha, e o futebol de 11, é a estrutura “mais bem organizada” a nível do desporto na ilha.

Neste sentido, realçou que a câmara atribuiu este subsídio de 100 mil escudos a cada uma das quatro equipas que estão a participar na época desportiva 22/23, augurando que as outras equipas federadas possam regressar também na próxima época, mas também que surjam outras modalidades e a câmara vai sempre mobilizar parceiros para apoiar.

Ainda, avançou que a autarquia vai fazer a entrega do prémio do vencedor do campeonato regional, nesse caso ao clube do Morabeza, reconhecendo que o valor não resolve o problema dos clubes, mas recordou que os dirigentes dos clubes também possuem a função de angariação de sócios e consequentemente a procura de mais financiadores e financiamentos.

Igualmente, evidenciou que a câmara tem intensificado os contactos através de associações, Instituto do Desporto e da Juventude (IDJ), tem custeado deslocações e formação ministrada na Brava, no sentido de oficializar outras modalidades.

Neste quadro, destacou que através do IDJ a autarquia conseguiu uma tabela que foi colocada na Escola Secundária Eugénio Tavares (ESET) e que através da Federação Cabo-verdiana de Basquetebol também conseguiu uma tabela de minibasquete que está afecta a Escola Básica de Nossa Senhora do Monte (EBNSM), reforçando que a autarquia está a mobilizar recursos para trazer mais um par de tabelas de Portugal para ser colocado à disposição dos clubes.

Relativamente ao basquetebol, informou que já estão a ser dados passos largos para a criação da associação, aguardando apenas os elementos integrantes dos órgãos se reunirem para um encontro de socialização do estatuto para poder avançar com a criação e oficialização da modalidade na ilha.

Nas outras modalidades sublinhou que tem decorrido algumas formações, mas ainda está a faltar um certo comprometimento das pessoas em agarrar e levar para frente as modalidades.

Outra área que pretendem investir é no ciclismo, informando que há contacto com a Federação Cabo-verdiana de Ciclismo que pretende agendar uma viagem à Brava para ver as condições que devem ser criadas no sentido de também ter essa modalidade na ilha.

Da parte dos clubes, Adilson Bango, membro da equipa técnica do Benfica, agradeceu por este apoio, enfatizando que o apoio é bem-vindo e importante porque para a equipa é o único parceiro que possui e este valor vai ser canalizado para colmatar algumas despesas da época.

Embora não chegue para pagar toda a dívida, realçou que alivia um pouco e “sem esse apoio seria difícil sustentar uma época desportiva que é custosa”.

Viriato Almeida, membro da equipa técnica do clube Morabeza, também agradeceu esse gesto, reconhecendo que a câmara fez um esforço dentro das suas possibilidades e mesmo que o valor não chegue para cobrir todas as despesas é uma “mais-valia” para honrar os compromissos.

Da mesma forma, avançou que a direcção de cada clube também possui a responsabilidade de trabalhar e conseguir mais recursos para arcar com as restantes despesas.