Brava: Câmara Municipal faz balanço positivo das festas - Custos controlados e nao endividamento.
Cidade de Nova Sintra, 09 Jul (Bravanews) - As festividades de São João que normalmente acontecem durante o mês de Junho foram bem conseguidas, segundo o balanço provisório feito pela edilidade.
Cidade de Nova Sintra, 09 Jul (Bravanews) - As festividades de São João que normalmente acontecem durante o mês de Junho foram bem conseguidas, segundo o balanço provisório feito pela edilidade.
Francisco Walter Tavares, Vereador da área da Comunicação, avança de que o balanço é positivo e segundo a própria população, ultrapassaram as expectativas mais optimistas.
Patrocinado pela Cabo Verde Telecom, CV Fast Ferry, Vasconcelos Lopes Lda, Tecnicil Industria, Família Fonseca, BCA e CECV, as festividades de São João decorreram num clima de paz e tranquilidade.
A “bandeira de São João esteve nas mãos da “Senhora Auta”, emigrante nos EUA, que no ano anterior tinha assumido esta responsabilidade de festejar a bandeira de 2017.
Segundo o Vereador, foram cumprindas todas as actividades das FESTAS DO DIA DO MUNICÍPIO, que “decorreram na normalidade, sem incidentes, sem sobressaltos e com grande participação cívica dos munícipes e dos muitos visitantes, das outras ilhas (principalmente, da vizinha ilha do Fogo, provocando ligações extras do navio liberdade da CVFF a fazer 2 viagens extras de ligação) e dos nossos emigrantes”.
Entre todas as actividades realizadas no campo cultural, desportivo de de lazer, a edilidade destaca Apresentação do Projecto “VIP FURNA” do Empresário Damião Teixeira (bravense radicado na Praia) – O projeto que trará nova visão à saída do Cais da Furna e que prevê a instalação de uma unidade de abastecimento de combustíveis e outras valências como alojamento e unidades comerciais .
Não fica por merecer, O Lançamento da 1ª Pedra da Instalação dos Equipamentos Meteorológicos para Medição de Dados e Estudo do Futuro Aeroporto da Brava em Favatal – os equipamentos chegam à Brava na próxima semana para a sua instalação. Para o Vereador, e”este é o primeiro passo demonstrativo de que existe vontade política e aval do governo”.
Para uma Brava sustentável energeticamente, foi Apresentado o Projecto da Cabo Verde Wind: “Brava 100% Renovável” – este poderá fazer da Brava, uma referência internacional e um exemplo para estudos e trará benefícios ao nível dos custos da electricidade e na sua valência da água triplicará a atual quantidade disponível na ilha.
Várias outras acções foram realizadas, como o patrocínio dos prémios das provas de atletismo por privados em homenagem ao patrono da família: Sr. José Azevedo Fonseca – “Djô”, tarde de Música e Jogos Premiados patrocínio de um Grupo de Emigrantes cujas receitas reverteram para a ala pediátrica do centro de saúde da Brava, a Feira Agropecuária e Cultural organizada pela Delegação do MAA que trouxe novidades e promoveu várias atividades paralelas como Feira da Saúde e promoveu outras culturais – como se diz por aqui: “a feira deste ano esteve noutro “level”.
As crianças tiveram seu espaço com a segunda edição do Show Infantil com o Grupo Papagaio e Moranguitas com 2 novas atrações: a apresentação de um “Mágico” e os Infláveis “Pula-Pula”.
Para o Vereador merece destaque ainda a promoção de actividades de Bravenses como a Exposição de Fotografias do EG Pro Gonçalves, a Exposição de Poemas “Momentos e Sentimentos” do Jovem Bravense Aritson da Lomba e Feiras Gastronómicas e Culturais promovidas pelos Grupos: Renascer e Mocidade.
As Festas do Município, inicialmente, orçadas em 6 Mil Contos ficaram abaixo deste valor devido às parcerias que se promoveu e à rigorosa gestão financeira das mesmas. Segundo o nosso entrevistado, até este momento, 90% dos custos dessas festas já foram liquidadas e até ao final da próxima semana, após a entrada das últimas facturas e processamento das respectivas liquidações, a CMB, marcará a viragem de página, para positiva, em relação ao “não endividamento” dos cofres do Município com as suas FESTAS.
Para o próximo ano, as FESTAS DE NHÔ SANDJON estará a cargo da Família Fonseca de “Cutelo Mintira” encabeçada pelo “Sr. GUI”, também ele, emigrante nos EUA.
MS