Brava: Carrapatos atacam a população de gados da ilha

Cidade de Nova Sintra, 18 Set (Bravanews) - Praga de Carrapatos, vem há algumas semanas atacando animais na ilha Brava. Cães, gatos, vacas, cabras e outros vem sofrendo com esta praga, que cada ano vem piorando.

Sep 18, 2017 - 15:40
 0  18
Brava: Carrapatos atacam a população de gados da ilha

Cidade de Nova Sintra, 18 Set (Bravanews) - Praga de Carrapatos, vem há algumas semanas atacando animais na ilha Brava. Cães, gatos, vacas, cabras e outros vem sofrendo com esta praga, que cada ano vem piorando.

Os criadores estão desesperados e sentem sozinhos no combate a esta praga, pois dizem que a Delegação do Ministério da Agricultura pouco tem feito para os ajudar.

Um especialista contactado pela Bravanews avança de que os carrapatos são hematófagos, isto é, se alimentam de sangue (inclusive dos humanos). Além da reação no local da picada, podem transmitir doenças.

Nos animais, as mais comuns são a erlichiose e a babesiose, causadas por hematozoários (parasitos do sangue). No ser humano as doenças transmitidas pelo carrapato são a Febre Maculosa  e a Doença de Lyme.  Todas estas doenças podem levar a um quadro grave e até matar se não tratadas a tempo. Elas não são transmitidas de pessoas para animais e vice versa. A transmissão ocorre exclusivamente pela picada do carrapato (no homem, ele precisa ficar pelo menos 4 horas preso à pele).

Por isso a prevenção é tão importante.

 

Esta situação tem preocupado os criadores e nao so,  e a falta de orientação em como combater de forma eficaz a praga, com pena dos animais, os criadores fazem a extração manual, colocando em risco a sua própria saúde.

É importante lembrar que os medicamentos para grandes animais (gado, cavalo) não devem ser usados em cães e gatos pelo alto risco de intoxicação. Também não existe injeção ou “vacina” para carrapato. Existem drogas injetáveis de uso em grandes animais que não devem ser usadas em cães e gatos.

 

Bravanews deixe algumas dicas.

Controle o ambiente e observe se há carrapatos nos muros, frestas de portas, portões e quinas de paredes. As vezes é necessário desinsetizar de 15 em 15 dias até não encontrar mais carrapatos no ambiente.

Inspecione a pele do seu animal e se encontrar um carrapato retire-o com o cuidado para não deixar o aparelho bucal aderido à pele (se precisar, peça ajuda de um veterinário).

As “doenças do carrapato” podem demorar muito tempo para se manifestar. Se o seu animal já teve carrapato e está desanimado, inapetente e com febre, procure seu veterinário e comente sobre o assunto. Um simples hemograma pode ajudar a diagnosticar precocemente e neste caso o tratamento é muito simples.

Os gatos raramente apresentam carrapatos pela sua habilidade de se limpar e retirá-los o quanto antes.

Mantenha seu animal livre de pulgas e carrapatos, assim ele ficará mais saudável!

 

 

O carrapato pode afectar também os humanos, causando sérios problemas no futuro, como doenças nas articulações e até cardíacas.

 

Deixamos alguns links sobre a doença

https://en.wikipedia.org/wiki/Tick

 

https://pt.wikipedia.org/wiki/Carrapato