Brava: Casa Museu Eugénio Tavares falta reunir todas as características para ser considerada um museu – edil
O presidente da Câmara Municipal da Brava, Francisco Tavares, considerou hoje que a Casa Museu Eugénio Tavares ainda “não reúne” todas as características para ser considerada um museu.
O presidente da Câmara Municipal da Brava, Francisco Tavares, considerou hoje que a Casa Museu Eugénio Tavares ainda “não reúne” todas as características para ser considerada um museu.
Francisco Tavares fez estas considerações, numa conversa com a Inforpress, no âmbito das comemorações do dia Internacional dos Museus que se comemora hoje, 18 de Maio.
Segundo o autarca, para ser “sincero”, esta casa simplesmente possui o nome de museu, pois em termos de aspecto, conteúdo e organização, ainda “não cumpre” os requisitos para ser uma casa museológica.
No entanto, salientou que no Eixo IV do Programa de Reabilitação, Requalificação e Acessibilidades, a Casa Museu Eugénio Tavares, vai receber obras orçadas em cerca de 5.500 contos, e assim, vai adquirir as características de um museu.
Sobre estas obras de reabilitação, Francisco Tavares adiantou que ainda este mês está a aguardar uma equipa do Ministério das Infra-estruturas, que financia o PRRA, juntamente com uma equipa do Instituto do Património Cultural (IPC), para dar o avanço e o ponto da situação, acerca das intervenções nesta casa.
Após estas obras, o edil está convicto de que assim serão reunidas todas as características para fazer desta casa um museu e será, então, um ponto de atracção, já que a maioria dos turistas que visitam a ilha, procuram visitar a Casa Museu Eugénio Tavares.
Com a remodelação, será inserida no roteiro turístico da Brava como ponto obrigatório de passagem e com todas as características de um museu e o seu funcionamento, principalmente para visitantes, deverá ter um pequeno custo para a manutenção e conservação do mesmo.
Tendo em conta a era do desenvolvimento e das tecnologias, a Casa Museu está a necessitar de mais informações sobre a vida e obra de Eugénio Tavares, falta mais iluminação das peças em exposição, a própria arrumação necessita de melhorias e é uma mais-valia ter uma sala com audiovisual que aproveita para falar da Brava noutros tempos, de Eugénio Tavares e a sua vivência na época.
Mesmo não reunindo todas as condições necessárias, a Casa Museu Eugénio Tavares, gerida pela câmara municipal, tem recebido muita procura, conforme o edil, tendo em conta o número de turistas e visitantes que a ilha possui.