Brava: CEFPF e Câmara Municipal da Brava reforçam parcerias a nível de oportunidades e formações para jovens
O Centro de Emprego e Formação Profissional do Fogo (CEFPF) e a Câmara Municipal da Brava reuniram-se hoje para o reforço das parcerias a nível de oportunidades e formações para os jovens da ilha Brava.
Em declarações à Inforpress, o director do CEFPF, Carlos Lopes, explicou que esta é a sua primeira visita oficial após o início das suas funções à frente do Centro, no passado mês de Março, realçando que desde o início, tem vindo a estabelecer contactos com as entidades, particularmente, com as câmaras municipais da região Fogo e Brava.
Questionado sobre que novidades tem em carteira para a Brava, este responsável anunciou que vai ser feita, ainda esta semana, a abertura de dois cursos na ilha, sublinhando que um deles é a formação PIN – Planear e Iniciar o seu Negócio e também a abertura de um curso de um programa do Governo, que é a valorização turística e ambiental de aldeias rurais.
Sobre a formação PIN, disse que esta terá a duração de duas semanas e que no final, os formandos vão apresentar as suas ideias de negócio e os projectos mais viáveis e depois serão atribuídos kits.
Além destes kits, informou que dentro do programa nacional “Car Wash” também vão ser entregues alguns kits na região.
Sobre a visita, realçou que esta foi, acima de tudo, uma visita para reforçar parcerias com a Câmara Municipal da Brava que considera uma das melhores parceiras do CEFP da região Fogo e Brava, aproveitando para anunciar a abertura de alguns cursos de nível na Brava, brevemente.
Por outro lado, demonstrou total abertura para o estabelecimento de parcerias entre estas instituições.
Por seu turno, Mário Soares, vereador responsável pela área da educação, formação e juventude, enfatizou que esta é a primeira visita oficial e que já estava sendo aguardada com muita expectativa, embora, sublinhou que já se encontravam em articulação.
Voltou a reforçar a abertura ainda esta semana das duas formações anunciadas pelo director, demonstrando também total abertura e apoio por parte da autarquia na implementação de todas as medidas do CEFPF para com os jovens bravenses.
Igualmente, aproveitou para informar que posteriormente serão divulgados alguns cursos novos, em áreas que já detectaram que necessitam de profissionais, exemplificando com um curso em reparação de motores de popas, mesmo que este curso seja para ser ainda reestruturado, pois vai ser aberto com um número reduzido de formandos, mas com a expectativa de que, após a formação, consigam também entrar no mercado de trabalho.
Bravanews com inforpress