Brava: Comunidade cabo-verdiana nos EUA organiza 1ª edição do festival “Nha téra, nha kretchêu”
A comunidade cabo-verdiana emigrada nos Estados Unidos da América (EUA) realiza no dia 15 de Setembro a 1ª edição do festival “Nha téra, nha kretchêu” em Pawtucket.
A comunidade cabo-verdiana emigrada nos Estados Unidos da América (EUA) realiza no dia 15 de Setembro a 1ª edição do festival “Nha téra, nha kretchêu” em Pawtucket.
Esta informação foi avançada à Inforpress pela activista social e cultural Melany Vieira, que explicou que o evento vem na sequência de “alguma constatação” em torno das actividades que a comunidade cabo-verdiana tem vindo a realizar e em que a cultura tem sofrido “alguma negligência”.
Tendo em conta esta situação, a activista social e cultural diz acreditar que este é um “bom momento” para criar um evento que dê atenção especial à cultura cabo-verdiana “de forma genuína”.
Nesta actividade, realçou que será realizada uma diversidade de eventos, entre eles a divulgação da parte mais histórica do país, iniciando pela altura do descobrimento até a independência e os dias mais modernos, que vai ser feita por técnicos do museu cabo-verdiano.
Além da história, está programada actuação de grupos musicais e de danças, em que o foco será a “valorização da música tradicional” cabo-verdiana e, para acompanhar, terão tendas gastronómicas, em que segundo Melany Vieira, cada ilha tem a responsabilidade de apresentar os práticos típicos da mesma.
No campo artístico, referiu que já estão confirmados artistas como Calu Bana, Fidjus di Codê di Dona, John Miranda, Katea Borges, Batucadeiras Nha Minininha, grupo de dança nos Herança di Fogo, grupo de dança tradicional infantil, grupo Carnaval de Brockton e grupo de batucada Santo Antão United, entre outros.
MC/AA
Inforpress/Fim