Brava: Comunidade de Lomba Tantum já dispõe do seu diagnóstico socioeconómico
A comunidade de Lomba Tantum, na Brava, já possui o seu diagnóstico socioeconómico, que será apresentado aos bravenses, na próxima terça-feira, 10 de Dezembro.
A comunidade de Lomba Tantum, na Brava, já possui o seu diagnóstico socioeconómico, que será apresentado aos bravenses, na próxima terça-feira, 10 de Dezembro.
Este diagnóstico foi desenvolvido no âmbito do programa Plataformas para o Desenvolvimento Local na ilha Brava, em que a localidade de Lomba Tantum foi eleita como alvo de intervenções, potenciando o seu principal recurso, que é a pesca.
Este estudo foi realizado pela ong Citi Habitat e o diagnóstico, faz parte dos estudos e dos trabalhos para a efectivação da Cooperativa de Pesca nessa localidade.
De realçar que em Julho passado, foi criada a Cooperativa dos Armadores, Pescadores e Peixeiras (CoopUnipesca), que pretende trabalhar no sentido de valorizar os produtos oriundos do mar nesta zona.
Esta cooperativa foi criada no âmbito de uma formação que esta comunidade recebeu, sobre a organização e administração das sociedades cooperativas, enquadrada dentro do projecto-piloto do plano de Desenvolvimento Local, ligado aos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que vai ser implementado nesta localidade.
O projecto impacto, que vai ser implementado na zona, é o Brava Fish, que na altura da sua apresentação, Paula Silva, animadora territorial do programa Plataforma de Desenvolvimento Local 20/30, em declarações à Inforpress, afirmou que a pesca é o “motor de desenvolvimento da ilha Brava”.
E o projecto impacto nesta zona, explicou, trata-se da “montagem de uma cooperativa de pesca”, que vai contribuir não só para o “empoderamento económico” da população, mas também o “empoderamento social”, trabalhando às questões sociais, como a Violência Baseada no Género, abuso sexual, consumo do álcool, formação profissional, de forma a “garantir” mais empregabilidade para os jovens, parte onde “entra” o Fundo de Turismo e outros parceiros.
De realçar que a plataforma é liderada pelas câmaras municipais, mas constituída por todos os actores do município.
O diagnóstico socioeconómico da comunidade de Lomba Tantum vai ser apresentado na terça-feira, pelas 09:00, no Salão Nobre da câmara municipal.
MC/CP
Inforpress/Fim