Brava: Comunidade de Mato congratula-se com feira de saúde na localidade

Os moradores da zona de Mato consideraram “louvável” a iniciativa da Fundação Brava Sustentável e da Delegacia de Saúde da Brava de realizar hoje a feira de saúde feita na zona.

Jul 22, 2023 - 10:33
Jul 22, 2023 - 10:34
 0  86
Brava: Comunidade de Mato congratula-se com feira de saúde na localidade

Em declarações à Inforpress, Aida Cardoso, uma moradora da localidade indicada por um grupo no local para se posicionar como porta-voz, considerou esta actividade de “muito boa”, porque, explicou, em Mato nem sempre a população tem acesso aos cuidados de saúde na própria zona.

Segundo a moradora, a aldeia não dispõe de nenhum Posto Sanitário ou Unidade Sanitária de Base (USB), fazendo com que muitas pessoas não procurem os serviços de saúde por terem de se deslocar ao centro de Nossa Senhora do Monte, onde há uma USB ou à cidade de Nova Sintra para fazer uma consulta na Delegacia de Saúde.

Mesmo os doentes crónicos, neste caso hipertensos e diabéticos, de acordo com Aida Cardoso, são controlados pelos próprios filhos ou familiares que entendem um pouco desta matéria, destacando que muitas vezes esses pacientes não vão à delegacia no dia em que têm consultas agendadas.

Por isso, prosseguiu, com esta feira realizada na zona o montante que disponibilizariam para o transporte até chegarem à delegacia vai ser canalizado para a compra dos medicamentos hoje prescritos.

Afora as consultas, destacou que as informações passadas durante estas actividades foram de “grande valia”, pois tiveram a oportunidade de fazer teste de despiste do HIV, medição de glicemia e pressão arterial, e ainda informações diversas que foram veiculadas.

Mesmo assim, apontou para o “grande trabalho” que a Fundação Brava Sustentável já iniciou com o programa Mais Saúde, que tem permitido às pessoas estarem mais informadas e cientes dos passos que devem dar para se prevenir em vez de remediar.

Da parte da organização, Mariazinha Gomes, coordenadora do programa Mais Saúde e mentora da iniciativa, revelou satisfação com a participação do público.

Ao todo, anunciou, foram realizadas 12 consultas médicas, 26 de enfermagem com medição de pressão arterial e glicémia, 22 testes de HIV e 11 testes de paludismo.

Segundo a mesma fonte, esta preocupação de levar a saúde às localidades mais distantes e que não possuem nenhuma estrutura de saúde é uma medida preventiva que vai ajudar muito na saúde dos bravenses.

E, nesta localidade, realçou que foi programada no âmbito das festividades da santa padroeira, Nha Santana (Santa Ana), em parceria com a Delegacia de Saúde, Delegação do Ministério da Educação e a Câmara Municipal da Brava, uma iniciativa que conforme evidenciou vai continuar para esta e outras localidades.

Inforpress