Brava: Concluída Estrada de acesso ao Forte da Furna onde será instalada dessalinizadora
O presidente da Câmara Municipal da Brava, Francisco Tavares, anunciou hoje a conclusão das obras da estrada de acesso ao Forte da Furna, onde será instalada a unidade dessalinizadora, cujas obras vão iniciar em Abril.
O presidente da Câmara Municipal da Brava, Francisco Tavares, anunciou hoje a conclusão das obras da estrada de acesso ao Forte da Furna, onde será instalada a unidade dessalinizadora, cujas obras vão iniciar em Abril.
Em declarações à imprensa no acto da recepção da obra, o autarca demonstrou a sua satisfação e o significado que a mesma possui para toda a sociedade bravense, realçando que logo hoje, foi feita a identificação dos pontos dos primeiros trabalhos para se ter a dessalinizadora edificada.
Segundo a mesma fonte, é “um momento marcante”, porque foram mais de 1.100 metros de estrada construídos num local, onde era totalmente de rocha com muitas dificuldades, mas que acabou por surgir uma estrada com “muita qualidade”.
A estrada, informou o autarca, vai facilitar em grande a implementação da dessalinizadora e numa fase posterior a câmara vai apresentar um plano de urbanização do local, acreditando que toda aquela zona vai ter edificação de casas e nascendo assim uma nova localidade urbanizada na ilha Brava.
Quanto ao início das obras da dessalinizadora em si, anunciou que a previsão é iniciar logo no início do mês de Abril, destacando que o contrato já está assinado com a empresa que vai fazer a execução da mesma.
Igualmente, Francisco Tavares evidenciou que já se encontra no terreno da empresa fiscalizadora, técnicos para a primeira fase que é a identificação de local para fazer duas perfurações para tentar recolher água do mar através de um furo, que “vai ser de melhor qualidade para a dessalinização em si e depois as máquinas vão iniciar o seu trabalho”.
O autarca informou que o contrato prevê a conclusão de toda a obra para 14 meses, nomeadamente a instalação da unidade de dessalinização, como também de painéis solares, ressaltando que haverá dois parques fotovoltaicos para o trabalho da dessalinizadora, bombagem de água de Forte até Santa Bárbara e desta até o reservatório na cabeça de Avenida, cidade de Nova Sintra.
Neste aspecto, aproveitou para ressaltar que o conselho de administração da Empresa Intermunicipal de Águas, Aguabrava, já aprovou no seu plano de actividades para 2023 um projecto adicional que vai fazer a bombagem da água dessalinizada de cabeça de Avenida para o reservatório em Risco Vermelho, que por sua vez faz a água chegar a todas as localidades da ilha, com a excepção de Palhal, Ferreiros e Lomba que possuem a sua rede de abastecimento através de uma outra nascente.
O orçamento da estrada, conforme evidenciou Francisco Tavares, ficou um pouco mais de 61 mil contos, financiado a 100 por cento (%) pela cooperação luxemburguesa e a parte de toda a obra da dessalinização e de abdução de água até reservatório na cabeça da Avenida está orçada em cerca de 550 mil contos, o que considerou “um investimento muito forte para a realidade da economia da Brava”.
“Sem dúvida que o resultado final que é o que mais conta, pois vai trazer a quantidade de água suficiente e de qualidade para abastecer toda a população da Brava, resolvendo definitivamente um dos três problemas estruturais da Brava”, finalizou o autarca.
C/Inforpress