Brava: Crianças de toda a ilha reúnem-se na Praça Eugénio Tavares para comemorar 1 de Junho
A praça Eugénio Tavares em Nova Sintra recebeu hoje, centenas de crianças oriundas das diversas zonas da Brava para participar nas actividades alusivas ao 01 de Junho promovidas pela autarquia em parceria com o ICCA.
A praça Eugénio Tavares em Nova Sintra recebeu hoje, centenas de crianças oriundas das diversas zonas da Brava para participar nas actividades alusivas ao 01 de Junho promovidas pela autarquia em parceria com o ICCA.
Em declarações à Inforpress, a vereadora responsável pelo pelouro dos Assuntos Sociais, Saúde e Género, Ivone Cardoso, explicou que o intuito da câmara municipal foi de assinalar a efeméride, aproveitando para relembrar a sociedade sobre a importância de proporcionar uma infância saudável para as crianças.
Pois, conforme realçou, caso for feita uma análise é possível ver que os pais têm estado a dar às crianças meios electrónicos (telemóveis, tablets) deixando assim de lado as outras brincadeiras que estas podem fazer e interagir de uma forma diferente com os colegas e amigos.
Daí sublinhou que este momento de lazer e interacção entre as crianças das diversas localidades ajuda no desenvolvimento das crianças e vai servir de um “click” para os pais no sentido de tentar resgatar esta parte da “infância saudável”.
Igualmente, sublinhou que esta actividade teve como objectivo conscientizar a população sobre a necessidade da protecção e defesa dos direitos das crianças, justificando que é do conhecimento de todos que os direitos das crianças têm sofrido várias violações.
Das actividades proporcionadas, destacou pula-pula, baloiços, jogos, danças, entre outros, reforçando que mesmo as crianças das diversas escolas da ilha prepararam apresentações para animar o público e acabaram por completar o dia.
Diante da participação e do envolvimento da sociedade e das crianças, fez um “balanço positivo” do evento, realçando que este foi feito em parceria com a delegação do Instituto Cabo-verdiano da Criança e do Adolescente (ICCA) na Brava, acreditando que as mensagens principais foram passadas.
Para finalizar, esta responsável pede à sociedade para se engajar na protecção dos direitos das crianças todos os dias, porque como diz o poema popular e recitado por algumas crianças presentes “crianças são o futuro do amanhã” e para isso é “preciso todos engajarem nesse processo”.
A delegação do ICCA programou um conjunto de actividades que serão realizadas em vários pontos da ilha, como palestras, conversas abertas, acções de sensibilização sobre prevenção e combate ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes, trabalho infantil, entre outras.
Para o dia 2 de Junho, o ICCA realiza uma alvorada em Nova Sintra à semelhança da realizada hoje em Furna, com o objectivo de chamar a atenção e sensibilizar toda a sociedade civil para a problemática do abuso e exploração sexual, levando as pessoas a reflectirem, mas também uma sensibilização para o cumprimento dos direitos das crianças.