Brava: Custos de energia tiram sono a populacao
Cidade de Nova Sintra, 15 Out (Bravanews) - A população da ilha Brava continua com as mesmas reclamações relativamente ao custo de energia que consideram ser elevado.
Cidade de Nova Sintra, 15 Out (Bravanews) - A população da ilha Brava continua com as mesmas reclamações relativamente ao custo de energia que consideram ser elevado.
O custo de energia eléctrica se encontra elevado, tendo em conta o baixo salário e outros problemas que afecta a população no seu dia a dia. Este problema subsiste não obstante as insistentes reclamações.
Na Brava, como em todo o Cabo Verde, quem gasta ate 60 KW/mes paga 25$40 por kilowatt, perfazendo um total de 1500$00/mes.
No escalão de mais de 60 Kilowatts/ mês, onde se encontra a maioria da população os clientes pagam 33$29 e dependendo do consumo, vai de 2.000$00 até 10.000$00 ou mais.
O ridiculo disso, segundo um cliente e que se ‘gastares 60 kilowatts pagas 1500$00, mas se for 61, ja saltas para o segundo escalao, pagando 2100$00”.
Numa ilha onde a maioria das pessoas auferem um salário médio de 20.000$00, o custo de energia representa mais de 10% das despesas familiares, o que e considerado exorbitante.
Por esta razão, os cortes sao frequentes e as religações caras demais.
Os governos pouco ou nada tem podido fazer neste sentido, mas iniciativas privadas têm surgido com a preocupação de introduzir energias alternativas, que não usam combustíveis fósseis, permitindo deste modo a breve trecho fazer cair as facturas mensais deste produto.
CV Wind é uma das iniciativas privadas que com o projecto “Brava 100%”, irá até meados de Junho inaugurar uma estação de produção de energia renovável, fazendo cair os custos entre 20% a 40% do valor pago neste momento, com a vantagem de ter uma energia amiga do ambiente.