Brava: Delegação do MAA alerta para necessidade de preservação da árvore e da floresta
A delegação do Ministério da Agricultura e Ambiente (MAA) alertou hoje para a necessidade de preservar a natureza, em especial as árvores e a floresta, como forma de comemorar o Dia Internacional das Florestas e da Árvore.
A delegação do Ministério da Agricultura e Ambiente (MAA) alertou hoje para a necessidade de preservar a natureza, em especial as árvores e a floresta, como forma de comemorar o Dia Internacional das Florestas e da Árvore.
Para passar essa mensagem, a delegação organizou, esta terça-feira, uma caminhada ecológica e uma campanha de plantação de árvores frutíferas, assim como mensagens de sensibilização, para assinalar esta data, este ano comemorado sob o lema “Floresta e saúde”.
Amarildo Silva, técnico da delegação do MAA, explicou que a caminhada realizada hoje no percurso cidade de Nova Sintra – João da Noli – Fontaínhas – Cova Galinha – Paul – Nova Sintra, teve como objectivo sensibilizar as pessoas sobre a importância da árvore e da floresta.
Segundo a mesma fonte, “as florestas são vitais para sustentar a vida na terra”, além de ser responsável pela manutenção da maior parte dos recursos hídricos da terra e abrigar a maior parte da biodiversidade, incluindo a fauna e a flora.
Em Cova Galinha, foram plantadas 50 árvores frutíferas, que os técnicos do MAA vão fazer o seguimento.
Por seu turno, Carlos Bango, técnico da ONG ambiental, Biflores demonstrou a sua “satisfação” pela iniciativa e também pela participação das pessoas, realçando que agora é preciso trabalhar na consciencialização das pessoas nas suas acções diárias, pois as actividades não podem somente concentrar neste dia, justificando que de nada vale se as acções não forem de encontro com o objectivo desta caminhada.
Ou seja, reforçou que a ideia é que as pessoas comecem a tomar consciência e na prática mudar as atitudes.
João da Cruz, técnico da delegacia de Saúde da Brava, também congratulou-se com esta iniciativa, que não só teve como objectivo conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação da floresta e da árvore, mas também de mostrar a importância destas para a saúde.
Já o presidente da Câmara Municipal da Brava, Francisco Tavares, que também participou nessa caminhada evidenciou que é sempre “bom” iniciativas do tipo, principalmente quando envolvem a sociedade.
Segundo a mesma fonte, esta caminhada permitiu aos participantes ter um contacto mais de perto com a natureza, demonstrando que a ilha possui uma biodiversidade grande e com muitas áreas verdes.
Mas, também realçou que esta caminhada ecológica, que serviu para aumentar a consciencialização dos participantes que vão passar a mensagem de que “é necessário preservar” o que se tem e fazer muito mais para aumentar a potencialidade da Brava no sentido de ter até florestas de árvores frutíferas, desde que seja feito um trabalho nessa área.
A Assembleia das Nações Unidas declarou, em 2012, este dia (21 de Março) como o Dia Internacional das Florestas, com o intuito de se celebrar e sensibilizar para a importância de todos os tipos de florestas.
C/Inforpress