Brava: Delegado da Educação garante que tudo está pronto para o início do ano lectivo

O delegado da Educação, Vergílio Lopes, garantiu hoje que tudo está a postos para o início do ano letivo, na segunda-feira, 18, embora ainda falte melhorar algumas estruturas físicas de ensino.

Sep 14, 2023 - 15:59
 0  83
Brava: Delegado da Educação garante que tudo está pronto para o início do ano lectivo

Em entrevista à Inforpress, Vergílio Lopes garantiu estar tudo pronto para o início das aulas, ressaltando que estão a ser feitos alguns reparos de “mobiliários” e a criar todas as condições em termos materiais para o arranque das aulas na próxima segunda-feira sem sobressaltos.

“Neste momento, a maioria das escolas já está com condições básicas para recepção dos alunos. Temos apenas duas escolas que ainda estão em obras, nomeadamente a da localidade de Furna e a do Palhal, mas nada que impeça o arranque das aulas”, garantiu.

Segundo a mesma fonte, estão a perspetivar para o arranque do novo ano letivo um número provisório de 1606 alunos do Pré-escolar ao Ensino Secundário, sob a responsabilidade de 130 professores distribuídos entre os dois agrupamentos, nomeadamente Nova Sintra e Nossa Senhora do Monte.

Em relação ao pessoal docente, informou que no presente ano letivo foram transferidos para outros concelhos nove professores e que sete novos já se encontram na ilha para os substituir, e que ainda aguardam a chegada de mais alguns.

“Com cerca de quatro pedidos de licença sem vencimento e duas aposentadorias, ficaram algumas vagas por preencher, que poderá ascender uma dezena, conforme as nossas necessidades”, acrescentou.

Na questão do transporte escolar, Vergílio Lopes afiançou que estão atentos a este quesito juntamente com a Câmara Municipal da Brava, garantindo ainda que está a ser feito um trabalho articulado para que os condutores estejam devidamente preparados no sentido de fazer os transportes dos alunos.

Referindo-se às cantinas escolares, o responsável assegurou que todos os géneros disponibilizados pela Fundação Cabo-verdiana de Acção Social Escolar (Ficase) já se encontram na ilha.

Inforpress