Brava: Dia Internacional das Pessoas com Deficiência celebrado com a comunidade educativa

O Dia Mundial das Pessoas com Deficiência, assinalado no passado domingo, 03, foi hoje comemorado na ilha Brava com algumas actividades promovidas pela Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva (EMAEI).

Dec 7, 2023 - 05:14
 0  111
Brava: Dia Internacional das Pessoas com Deficiência celebrado com a comunidade educativa

A equipa realizou actividades na Escola Básica Viriato Morais, na localidade de Mato Grande, para sensibilizar a comunidade educativa sobre a necessidade de compreender os assuntos relacionados com a deficiência.

Em declarações à Inforpress, a psicóloga e coordenadora da EMAEI na Brava, Edoneia Teixeira, explicou que estas actividades lúdicas engajaram os alunos do primeiro ao quarto ano de escolaridade, com jogos de boliche, estampa de mão com tintas para as crianças colocarem no papel, corridas e outras brincadeiras.

Edoneia Teixeira salientou ainda que as crianças com deficiências muitas vezes ficam isoladas, mas garantiu que nas escolas elas se engajam muito bem, isto porque possuem amigos que estão sempre aos seus lados, ajudando nas suas atividades.

Neste sentido, a mesma considerou “importante” observar o “engajamento e empatia” que cada uma das crianças tem com os seus colegas que têm dificuldades.

Na ilha Brava, a coordenadora realçou que a equipa está a trabalhar na questão da sensibilização com os familiares, mostrando-lhes que as crianças com deficiência são como as outras ditas normais, pois segundo a mesma eles têm as suas limitações, contudo também possuem as suas potencialidades.

“Cada dia que nós sensibilizarmos os familiares dos deficientes a ficarem mais perto das suas crianças, acompanhando-os em todas as actividade, iremos ter sucesso pouco a pouco, isso porque, trabalhar com publico não é uma tarefa fácil, mas a EMAEI tem feito o seu máximo para ajudar os familiares a interagirem com as crianças e a equipa”, salientou.

A psicóloga afirmou que praticamente desde o pré-escolar existem crianças que têm dificuldade e explicou ainda que para falar de deficiência tem que englobar todos os tipos de deficiências.

“As vezes as pessoas pensam que deficiência é só aqueles que estão no carrinho de roda, mas não, existe deficiência intelectual que não vemos, contudo, estas crianças necessitam ainda mais de apoio. Desde jardim até ao ensino secundário existem crianças e adolescentes que mostram alguma dificuldade a nível de aprendizagem intelectual”, explicou.

Edoneia Teixeira apelou à comunidade educativa e aos familiares para estarem mais perto das suas crianças, visto que quanto mais próximo estiverem delas mais conseguirão conhecer melhor os seus meninos e trabalhar com eles.

O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência é comemorado anualmente no dia 03 de Dezembro com o objectivo de informar a população sobre todos os assuntos relacionados com deficiência, mas também trabalhar na inserção das pessoas com deficiência nos diferentes sectores, como político, económico e cultural.

Inforpress