Brava: Edil acredita que ainda em 2019 será lançada primeira pedra para construção da estrada Nova Sintra / NSM

O edil Francisco Tavares disse hoje à Inforpress, que ainda no decorrer deste ano será feito o lançamento da primeira pedra para a construção da estrada que liga a Vila de Nova Sintra a Nossa Senhora do Monte (NSM).

Aug 17, 2019 - 07:57
 0  9
Brava: Edil acredita que ainda em 2019 será lançada primeira pedra para construção da estrada Nova Sintra / NSM

O edil Francisco Tavares disse hoje à Inforpress, que ainda no decorrer deste ano será feito o lançamento da primeira pedra para a construção da estrada que liga a Vila de Nova Sintra a Nossa Senhora do Monte (NSM).

Francisco Tavares falava à Inforpress, aquando da comemoração do 4º aniversário de elevação de NSM à categoria de Vila, que se celebra no dia 15 de Agosto, tendo elencado na ocasião, os ganhos já obtidos e os desafios que têm pela frente.

Segundo o autarca, os ganhos para a Vila de Nossa Senhora do Monte desde de 15 de Agosto de 2015, são mais visíveis a nível das intervenções no âmbito de acessibilidades e arruamentos, tendo a câmara municipal, com o apoio do Governo, realizado intervenções no centro da Vila, com a construção de arruamentos, e outras intervenções de melhoria nas habitações de famílias mais carenciadas, estando ainda em curso, a melhoria do polivalente local.

No entanto, ressaltou que outras intervenções foram feitas na freguesia, mas não no centro.

A título de exemplo indicou intervenções na localidade de Mato, com a reabilitação do jardim infantil, reabilitação e transformação da placa desportiva num polivalente, do centro social de Mato e em Lomba Tantum, tendo considerado, no entanto, que a comunidade “beneficiou de dois grandes projectos”, que foram o arruamento e a requalificação, electrificação da casa dos pescadores e da zona de Tantum.

Em termos de arruamentos, salientou que ainda continua alguns desafios, mas, garantiu que ainda este ano serão feitos os arruamentos de Campo Baixo e de Cachaço, que são duas zonas, que “precisam de uma dinâmica e de uma intervenção” por parte dos poderes públicos.

Conforme realçou, depois da sua elevação à categoria de Vila tem havido mais investimentos por parte de privados, de emigrantes e não só, e registou-se também mais vigor na área do comércio por parte de alguns operadores, enquanto na área da saúde se destaca a intervenção do Ministério da Saúde na beneficiação do posto de saúde da freguesia.

Em termos de instituições, a Vila é sede de um dos complexos educativos da ilha, já possui um Posto Policial, mas, para o autarca, um dos “grandes desafios” é conseguir levar para a freguesia um conjunto de serviços tantos municiais, como de outras entidades, com o intuito de diminuir a necessidade de deslocação à cidade de Nova Sintra, para os serviços bancários, pagamento de electricidade, água e comunicação.

“A câmara municipal tem insistido com as instituições bancárias, para ver a possibilidade de colocação de uma caixa Vinti4”, disse, sublinhando que a edilidade está disposta a oferecer gratuitamente um espaço físico e guardas 24 horas no polivalente ou no edifício municipal, mas até ainda, nenhuma das instituições responderam positivamente nesse sentido.

Um outro desafio, que Francisco Tavares apresentou, mas que considerou como sendo o mais difícil, pois, “depende” muito dos privados, é a construção de um campo relvado para a freguesia, mas conforme avançou têm sempre deparado com a falta de terrenos disponíveis.

Questionado sobre o desenrolar do processo para a construção da estrada Vila de Nova Sintra a Nossa Senhora do Monte, o edil garantiu que o processo está “bastante avançado”, e que acredita que ainda em 2019 será feito o lançamento da primeira pedra, porquanto já recebeu garantias por parte da ministra das Infraestruturas, Ordenamento do Território e Habitação, Eunice Silva, “que já existe verba para a execução da obra”.

MC/FP

Inforpress/Fim