Brava: Edil destaca ganhos da Vila de Nossa Senhora do Monte com enfoque na requalificação urbana
O presidente da Câmara Municipal da Brava, Francisco Tavares, salientou hoje os diversos ganhos com a elevação de Nossa Senhora do Monte à categoria de Vila, destacando a requalificação urbana, educação, desporto, entre outras áreas.
O presidente da Câmara Municipal da Brava, Francisco Tavares, salientou hoje os diversos ganhos com a elevação de Nossa Senhora do Monte à categoria de Vila, destacando a requalificação urbana, educação, desporto, entre outras áreas.
Francisco Tavares falava à Inforpress, aquando da comemoração do 5º aniversário de elevação de Nossa Senhora do Monte à categoria de Vila, que se celebra no dia 15 de Agosto, tendo elencado na ocasião, os ganhos já obtidos e os desafios que têm pela frente.
Segundo o autarca, os ganhos para a Vila de Nossa Senhora do Monte desde 15 de Agosto de 2015, são mais visíveis a nível da requalificação urbana, intervenções no âmbito de acessibilidades e arruamentos, tendo a câmara municipal, com o apoio do Governo, realizado intervenções no centro da Vila, com a construção de arruamentos, e outras intervenções de melhoria nas habitações de famílias mais carenciadas.
O autarca falou também das intervenções em locais circundantes e outros povoados, nomeadamente em Mato com a remodelação do Jardim infantil, da transformação da placa desportiva em polivalente, edificação de uma praceta e arruamento nesta zona.
Apontou também o arruamento em Chã de Sousa, e a “profunda transformação” da localidade de Lomba.
Francisco tavares destacou as obras da transformação do polivalente de Nossa Senhora do Monte num Complexo Desportivo Cultural, com espaços para diversos serviços e na parte desportiva, com a requalificação total da parte do polivalente com o piso sintético em acrílico e com iluminação nocturna.
Ainda, reforçou que a Vila ganha a sua primeira praça na área a frente do polivalente, sublinhando que é ainda a praça possível e que a autarquia idealiza para o centro da freguesia uma praça com as dimensões e a dignidade da praça da freguesia de São João Baptista.
Entretanto, justificou que durante os oito anos de mandato, configurou-se “impossível” por causa da falta de parceria financeira para tal no primeiro mandato e agora por falta de disponibilização de terrenos com aquelas dimensões para a compra ou cedência por parte de terceiros na área mais central de Nossa Senhora do Monte.
O edil falou ainda da parceria entre a câmara municipal e a Polícia Nacional que como fruto, originou a instalação de um Posto de Atendimento Policial na Vila, avançando que está a trabalhar para que alguma unidade bancária coloque no Complexo uma caixa multibanco (ATM).
Na área da educação, sublinhou que a câmara investiu num autocarro novo, para servir aos estudantes de Nossa Senhora do Monte para a deslocação ao liceu de Nova Sintra a custo zero para os pais, assim como um aumento do número de subsídios para bolsas de estudos para os alunos desta freguesia, a estudar nas universidades e nas escolas técnicas profissionais, do País.
Segundo Francisco Tavares, é um “processo contínuo”, acrescentando que ainda não estão satisfeitos, tendo em carteira outros projectos, destacando o projecto da estrada Nova Sintra – Nossa Senhora do Monte, a ampliação do Complexo Educativo de Nossa Senhora do Monte, entre outras intervenções.
MC/CP
Inforpress/Fim