Brava: Equipas masculina e feminina de Cachaço vencem torneio de futsal Nha Santana 2019
A equipa masculina e a feminina de Cachaço saíram na madrugada desta terça-feira, vencedores do torneio de futsal Nha Santana 2019, realizado na placa desportiva do Mato.
A equipa masculina e a feminina de Cachaço saíram na madrugada desta terça-feira, vencedores do torneio de futsal Nha Santana 2019, realizado na placa desportiva do Mato.
Em declarações à Inforpress, o treinador da equipa de Cachaço, Daniel Pina, considerou que a vitória, tanto da equipa masculina como da feminina, é “uma motivação”, demonstrando-lhes que além das dificuldades enfrentadas para participar nos torneios convidados, devem sempre seguir em frente, pois os seus atletas já “demonstraram que possuem potencial”.
Segundo este dirigente, a localidade fica bem distante e a participação depende muito da boa vontade e iniciativa dos atletas, que têm de pagar transporte, e além disso, adaptar-se ao horário em que foi realizado o torneio.
De acordo com informações avançadas pelo mesmo, os jogos foram realizados a partir das 20:30 e num dia como ontem, em que foi disputado a final do torneio com três jogos, as actividades terminaram a poucos minutos da 01:00 da madrugada desta terça-feira, o que muitas vezes cria constrangimentos a alguns atletas que também trabalham.
Por seu turno, Manuel Pina, vice-presidente da associação organizadora das actividades da festa de Nha Santana de Mato, fez balanço “positivo”, tendo em conta a participação da população durante a realização do torneio, destacando também o civismo que perdurou nestes dias.
De acordo com o mesmo, normalmente, o torneio é realizado com a participação de 16 equipas. Entretanto, este ano, convidaram somente oito masculinas e duas femininas, tendo em conta a pressão do tempo que não permitia a participação de mais equipas.
A redução dos convites, conforme explicou, deve-se ao facto da placa desportiva de Mato estar em obras, e não foi possível a sua conclusão antes do dia 1 de Julho, época em que normalmente se inicia o torneio.
Mas, para dar mais dinâmica, introduziram mais um troféu na lista, premiando assim as três primeiras equipas vencedoras.
Contaram com a participação de duas equipas da Vila de Nova Sintra, duas de Mato, as zonas de Cachaço, Cova Rodela, Campo Baixo e Tomé Barraz, participaram ambas, com uma equipa cada. As equipas de Cachaço, Chelsea do Mato e Cova Rodela venceram o torneio em masculino, ficando, respectivamente, no primeiro, segundo e terceiro lugares.
Para o feminino, a equipa de Cachaço levou a melhor, seguindo-se a equipa do Mato em segundo lugar.
Manuel Pina realçou que enfrentaram várias dificuldades para organizar esta actividade, principalmente na procura de apoios e patrocínio, mas, conforme o mesmo, estes obstáculos já foram ultrapassados, conseguindo a tempo e hora todos os troféus e prémios para as diversas outras modalidades desportivas que serão realizadas nesta quinta-feira.
A programação de Nha Santana de Mato 2019 continua até sexta-feira 26, e na noite de hoje, será realizada a miss “Mães Poderosas”.