Brava: ESET realiza semana da Ciência para motivar os alunos a aproximarem-se da área
A Escola Secundária Eugénio Tavares (ESET) está a realizar uma semana dedicada às ciências, como uma forma de incentivar e motivar os alunos a se aproximarem desta área.
A Escola Secundária Eugénio Tavares (ESET) está a realizar uma semana dedicada às ciências, como uma forma de incentivar e motivar os alunos a se aproximarem desta área.
Nilson Brás, docente das diversas disciplinas da área das ciências, contou à Inforpress que esta semana nem possui um lema, destacando que estão mais preocupados em incentivar e motivar os alunos, além de despertá-los a paixão pela prática e pela ciência.
Segundo o professor, a semana iniciou-se na passada segunda-feira, 25, e vai decorrer até o dia 29 de Novembro.
No início, ressaltou, iniciaram com a apresentação de vídeos e documentários em alguns horários específicos, mas hoje avançaram para a exposição de materiais de laboratórios, ferramentas e instrumentos que utilizam, observação de células vegetais e animais no microscópio, desenhos e ilustrações feitas pelos alunos.
É desta forma, expondo e demonstrando estes materiais e as ferramentas do dia-a-dia, apresentações da estrutura interna da terra e o sistema solar, que tencionam cativar os alunos, conforme contou Nilson Brás.
Na sexta-feira, ressaltou, o dia vai ser mais prático, com a realização de actividades como coktail das cores, explosão de cores, sopro mágico, extracção de DNA, mini-erupção vulcânica, entre outras.
Segundo o mesmo, aqui no país há uma vertente teórica no ensino que parece separado da vertente prática. Ou seja, explicou, é mais teoria do que prática.
“Daí a necessidade de começar a fazer trabalhos práticos e experiências laboratoriais para transmitir aos alunos o espírito de investigador”, reforçou Nilson Brás.
Questionados os alunos sobre a importância desta semana, a aluna Ahsley Carvalho diz considerar a semana como sendo “muito importante”, tanto para os alunos como para os docentes.
Durante a semana, prosseguiu, os alunos passam a saber o que os professores sabem ou entendem sobre a ciência e as formas de retratá-la.
Já Erickson Silva, além de salientar a importância da semana, principalmente para a motivação de vários alunos que andam na escola sem interesse, realçou que a semana apresenta-lhes também uma oportunidade de ver que a escola não é só assistir aulas de Português ou Matemática, mas também para fazer experiências, coisas interessantes como exposições de trabalhos práticos, entre outras.
MC/JMV
Inforpress/fim