Brava: Feira Livre com avaliação positiva das expositoras, organização e público

A Feira Livre realizada hoje, em Nova Sintra, mereceu nota positiva por parte da organização, expositoras e público, tendo em conta a participação e o leque de produtos e variedades expostos.

Jun 16, 2023 - 15:48
 0  33
Brava: Feira Livre com avaliação positiva das expositoras, organização e público

A Feira Livre realizada hoje, em Nova Sintra, mereceu nota positiva por parte da organização, expositoras e público, tendo em conta a participação e o leque de produtos e variedades expostos.

O evento, que teve a sua primeira edição em Março de 2022, foi desenvolvido com o intuito de “empoderar as mulheres bravenses e revolucionar o comércio local”, e agora foi transformado numa rotina mensal para os moradores e expositoras.

Desde o início, a ideia, conforme disse Ana Pires, membro da organização, foi envolver mulheres de todos os cantos da ilha, de tal modo que, com o tempo, a participação foi aumentando, dispensando os avisos e convites prévios de um cenário de pouca adesão para um outro totalmente diferente, em que já não é preciso “chamar ninguém”.

Igualmente, Fernanda Burgo, também membro da organização, explicou que a feira normalmente é realizada na última sexta-feira de cada mês, mas que esta edição foi antecipada para aproveitar a movimentação das pessoas oriundas de outras ilhas e também da época festiva.

E, conforme evidenciou, pelo contacto e feedback que recebeu das feirantes hoje, esta edição foi um “sucesso”, até porque, destacou o facto de no início desta feira, em 2022, o número de feirantes não chegava nem metade da rua Padre Pio Gottin, mas hoje, a rua estava completamente preenchida e com uma grande diversidade de produtos.

Esta feira, sublinhou, é uma oportunidade de as feirantes venderem e exporem os seus produtos, que muitas vezes não conseguem dar tanta saída em casa.

Carolina Gonçalves, uma das expositoras, que já tem alguns meses a participar na feira, considerou que a iniciativa é “muito boa”, pois dá às mulheres a oportunidade de mostrarem que podem e possuem capacidade para fazer qualquer coisa, basta aceitar que são capazes, mas também uma oportunidade de mostrar os seus produtos e de sair da rotina diária.

E nesta feira revelou que tem tido a oportunidade, assim como as outras participantes, de expor os produtos e fazer uma venda diferente e mesmo para melhorar os seus resultados, uma vez que nesta rua todos os visitantes viram os produtos que ela comercializa no seu espaço e já sabem agora onde os procurar.

Vanda Fernandes veio da localidade de Furna oferecer aos visitantes um conjunto diversificado de produtos, desde produtos de higiene, roupas, calçados, entre outros, oriundos dos Estados Unidos da América.

Segundo a mesma fonte, praticou preços diversos, conforme cada produto, mas não um preço exagerado, reconhecendo que a situação está “difícil” e com um preço justo é possível permitir às pessoas ter algo diferente nesta época festiva e as feirantes terem algum lucro, além de dar saída aos produtos.

Esta actividade para a feirante deve ser realizada sempre, justificando que na Brava, muitas pessoas recebem encomendas dos Estados Unidos da América, tornando assim a venda um pouco complicada, e ao realizar a feira há mais saída.

Os visitantes também atribuíram “nota positiva” ao evento, aplaudindo esta iniciativa que não só movimenta a cidade como dá oportunidade para as mulheres exporem os seus produtos de uma forma diferente.

 

Bravanews/inforpress