Brava: Festa da Coroa do Espírito Santo é um dia de paz e confraternização para todos – pároco
O pároco Euclides Pires contou hoje, que a festa da Coroa do Espírito Santo, é a mesma que a de Pentecostes, mas, na Brava, festeja-se de acordo com a tradição dos Açores.
O pároco Euclides Pires contou hoje, que a festa da Coroa do Espírito Santo, é a mesma que a de Pentecostes, mas, na Brava, festeja-se de acordo com a tradição dos Açores.
Conforme explicou, esta festa da Coroa do Espírito Santo é típica da Madeira dos Açores e a Brava é uma das ilhas de Cabo Verde que adoptou um pouco desta tradição e a única que celebra este dia com o mesmo estilo da sua origem.
Nesta festa, existe a tradição de uma Coroa e segundo o sacerdote, a história desta tradição, remete a pessoas a Rainha Isabel II que estava pedindo orações sobretudo pela paz entre o seu marido e o seu filho justamente no dia de Pentecostes, eles estabeleceram a paz.
Daí, ela resolveu que a partir deste dia, passava a dar uma refeição para os pobres, como um dia de “paz e confraternização” para todos, acrescentando que esta fé já possui uma longa duração.
E é por isso, que para festejar a Coroa, o festeiro faz um pedido e promete fazer a festa da Coroa e assim que alcançar o seu desejo ou a sua graça, paga a sua promessa, mas para isso, é preciso ter e ser movido pela fé.
Já falando da própria festa do Pentecostes, como é conhecida e celebrada por quase todas as comunidades católicas, salientou que é sobretudo o festejo da descida do Espírito Santo sobre os apóstolos reunidos no cenáculo e depois da descida do Espírito Santo, os apóstolos “ganharam o entusiasmo e a confiança de novo”, para tornarem anunciadores de Cristo.
De acordo com o pároco, é o primeiro Espírito que animou os apóstolos na época, que também continua a animar a igreja de hoje.
A nível da Brava, a festa da Coroa do Espíritos Santo é festejada somente na Vila de Nova Sintra e possui uma tradição em que a cada ano, uma família toma esta festa para celebrar na sua casa e tudo é feito e preparado nesta residência, até porque, ajuntou, mesmo as vestes sagradas para a celebração ficam na casa da pessoa que está festejando a Coroa.
MC/CP