Brava: Festival Sete Sóis Sete Luas arranca na ilha com concerto do músico francês Christophe Mondoloni

O Festival Sete Sóis Sete Luas (SSSL) está de regresso hoje à ilha, com o concerto do músico francês Christophe Mondoloni, acompanhado da Banda Brava Sete Luas Band.

Oct 12, 2023 - 05:40
 0  100
Brava: Festival Sete Sóis Sete Luas arranca na ilha com concerto do músico francês Christophe Mondoloni

Christophe Mondoloni, um dos mais destacados cantores da ilha da Córsega (França), é conhecido pelos seus “cantes polifónicos”, património mundial da Unesco, e no concerto de hoje, na praça Eugénio Tavares, Nova Sintra, apresenta a música popular da Córsega, acompanhada pela Banda Brava Sete Luas Band.

Em declarações à comunicação social, o artista Christophe Mondoloni salientou que a música é o passaporte internacional, visto que, mesmo separados por milhões de quilómetros, as culturas não se assemelham tanto e a língua não é a mesma, mas a “conexão” musical funciona.

“Podemos oferecer um bom espetáculo ao público da Brava esta noite, juntamente com o grupo local, pois, nas outras ilhas foi bom, já estive nas ilhas de Santo Antão e do Fogo”, lembrou.

Christophe Mondoloni disse ainda que está a receber um acolhimento “formidável” e que musicalmente é óptimo, por isso apelou à presença do público no encontro e garantiu que a noite será bela.

Por sua vez, José Duarte, um dos elementos do grupo Sete Luas Band, disse que a expectativa é grande, uma vez que vai ser um concerto diferente no qual o público “da casa” está acostumado e que vai gostar.

“A produção SSSL tem estado sempre a promover intercâmbios musicais, nas edições anteriores vieram diversos artistas de várias paragens diferentes, onde fizemos encontro de culturas e fusões de bandas. Desta feita temos um músico que é da ilha da Córsega, onde também já estivemos”, sublinhou.

José Duarte salientou que vão fazer uma “fusão” entre as duas Bandas para mostrarem que a música não tem fronteira e que através dela conseguirão unir todos os povos.

Por sua vez, o presidente da Câmara Municipal da Brava, Francisco Tavares, disse que a expectativa para o evento é a mais alta possível, isso porque o festival SSSL tem estado a trazer músicas tradicionais de vários cantos do mundo.

Dai, considerou que o músico Christophe Mondoloni e a Banda Brava Sete Luas Band trarão uma mistura muito agradável.
Durante o mês de Outubro e no quadro do Festival Sete Sóis Sete Luas, o Centrum da Brava será palco de vários concertos musicais e depois de Christophe

Mondoloni, está programado para sexta-feira, 13, outro concerto com a artista portuguesa Cuca Roseta.

Para o próximo dia 22 de Outubro está agendado o concerto de José Barros (Portugal) e para 15 de Novembro o concerto Fetén (Espanha), ambos acompanhados pela banda Brava Sete Luas Band.

De 11 a 15 de Novembro está programada a realização de uma residência artística com laboratórios de pintura do artista Nelson Neves (Luxemburgo).