Brava: Francisco Tavares pede ‘forcing’ para aumento do “bolo” financeiro municipal
O edil bravense, Francisco Tavares, apelou hoje, em Nova Sintra, a um ‘forcing’, de todos os presidentes das câmaras municipais de Cabo Verde para o aumento do “bolo” financeiro nacional para os municípios.
O apelo foi feito na abertura do V Encontro Nacional dos Vereadores do Desporto e da Juventude, que reúne hoje e quarta-feira, na cidade de Nova Sintra, os principais actores e especialistas da área.
“Fazer chegar às câmaras municipais, através do Fundo de Financiamento Municipal, apenas 10 por cento (%) daquilo que é riqueza produzida a nível nacional fará com que haja poucas verbas para a implementação dos projectos”, defendeu o autarca, apontando que o “mais justo seria 25%.
“Isto também acarretará maiores responsabilidades para as câmaras municipais na implementação das ideias dos projectos e libertaríamos o poder central de determinados compromissos e responsabilidades nestas áreas”, acrescentou.
Entretanto, Francisco Tavares lembrou que a área desportiva atinge directamente os munícipes, quando houver capacidade financeira de realizar conjunto de acções.
“Este é o Cabo Verde que temos, há que conseguir matematicamente encontrar uma equação que balanceia as vontades e os recursos disponíveis para a implementação dos projectos”, constatou o edil bravense.
Por sua vez, o presidente do Instituto do Desporto e da Juventude (IDJ), que fez a abertura oficial do encontro, defendeu que é preciso traçar melhores estratégias para o desenvolvimento de políticas para esses dois sectores de governação.
Para José Eduardo do Santos, o V Encontro Nacional dos Vereadores do Desporto e da Juventude servirá para ouvir as estratégias e políticas de cada um dos municípios e que será também uma oportunidade para o Governo apresentar os projectos.
Durante o encontro, os participantes vão debruçar-se sobre questões importantes tendo como destaque a apresentação do regulamento técnico para concessão e edificação de infraestruturas desportivas, as novas diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a actividade física e a perspectiva dos municípios em relação à actividade física.
No evento vão ser apresentados os resultados do primeiro Recenseamento Geral do Desporto e os participantes terão ainda a oportunidade de analisar e debater sobre os Fóruns Regionais e Nacional 2024, o Programa de Financiamento de Associações Juvenis (PROFAJ) e MobiJovem.
Bravanews com inforpress