Brava: Grupo de jovens inicia formação em planeamento de negócio

Dezoito jovens iniciaram hoje uma acção de capacitação para ganhar técnicas de como planear e iniciar o negócio (PIN) e as expectativas é que no final consigam apresentar projectos viáveis para o auto-emprego.

Jul 15, 2023 - 06:43
 0  103
Brava: Grupo de jovens inicia formação em planeamento de negócio

Em declarações à Inforpress, Sónia Baptista, uma das jovens participantes desta acção de capacitação, explicou que sempre procura participar em quase todas as formações que são ministradas na ilha, mas esta, em particular, o que a motivou foi o facto de ganhar mais conhecimentos e com isso elaborar um projecto para ser apresentado e caso for viável, vai receber um kit que lhe vai permitir iniciar o seu negócio.

Segundo esta formanda, já faz parte da cooperativa de transformação de produtos do mar, mas a sua ambição vai mais além disso e diz estar convicta de que nesta formação PIN vai conseguir obter bagagem suficiente e técnicas para abrir o seu próprio negócio, e mais adiante empregar outros jovens.

Igualmente, Ana Silva é uma jovem já com uma formação de nível, e nesta formação viu uma porta para dar o pontapé de saída para o seu próprio negócio que já há alguns meses tem vindo a lutar para conseguir.

Conforme sublinhou, o objectivo não é somente participar para adquirir o kit, mas também adquirir conhecimentos e bagagem que lhe permitam iniciar e dar continuidade ao processo do autoemprego e do empreendedorismo.

No acto de abertura, que foi presidido pelo director do Centro de Emprego e Formação Profissional da região Fogo e Brava, Carlos Lopes, este responsável considerou que esta formação é “extremamente importante”, reforçando que vai “desencravar” a ilha e “em grande medida”.

Pois, conforme sustentou, esta formação é para atribuição de kits de autoemprego, enquadrada na política do Governo que tem como missão formar e capacitar as pessoas na matéria do empreendedorismo.

Sustentou ainda que a nível da região, encontram-se esperançosos para um reforço dos kits, e que nesta formação hoje iniciada com 18 jovens, esperam receber pelo menos 15 projectos para avaliação, e sendo viáveis, acredita que serão financiados “em grande medida”.

Da parte da Câmara Municipal da Brava o vereador Mário Soares evidenciou que as expectativas vão de acordo com aquilo que é a política da câmara municipal e do programa do Governo, que é de “criar condições para os jovens e fazer com que a maioria tenha acesso ao emprego e ao empreendedorismo”.

Daí, nesta sequência, avançou que está a ser promovida pelo IEFP a formação PIN, onde os jovens vão desenvolver as suas ideias de negócios, realçando que no grupo já há jovens com a iniciativa do auto-emprego e outros com ambições.

“Essa formação vai servir, sobretudo, para expandir os seus conhecimentos e aprimorar as ideias de negócios para que no final da formação venham apresentar, onde vai ser submetido a uma avaliação feita por entidades competentes e após isso ver a viabilidade dos projectos a serem contemplados”, realçou.