Brava: Inspeção-geral da Educação promove ação de esclarecimento para professores do concelho
O delegado da Educação, Vergílio Lopes, enalteceu hoje a acção formativa de esclarecimento promovida pelo Ministério da Educação e destinada aos professores, sublinhando a “grande valia” para os docentes.
Vergilio Lopes, que falava à Inforpress, informou que desde segunda-feira, 28, se encontram na Brava dois inspetores do Ministério da Educação, cuja missão de três dias foi acompanhar, juntamente com os agrupamentos das escolas, o arranque do ano lectivo 2024/25.
Fazendo um “balanço positivo” da visita, o responsável informou que na terça e quarta-feira foi ministrada uma formação de esclarecimento aos professores do concelho sobre o regime jurídico que tem haver com férias, faltas, conselho de turmas, licenças, entre outros assuntos.
O delegado ressaltou ainda que foram abordados “instrumentos legais fundamentais” sobre o “bom funcionamento do sistema educativo”, na ótica de prevenir surgimento de situações desagradáveis nos estabelecimentos de ensino e no seio dos docentes, sobretudo os mais novos.
“Foi uma visita de rotina que também é normal e serve para subsidiar aquilo que é o bom funcionamento de todo o sistema educativo a nível do concelho”, afirmou.
Por sua vez, a professora Carla Fernandes disse que a ação de esclarecimento foi de grande valia, tendo em conta que teve a oportunidade de debater sobre assuntos pertinentes do regime jurídico e também passou a entender melhor alguns conteúdos debatidos.
“Mesmo que tenha alguns anos de serviço no sistema de ensino, todavia não estava totalmente esclarecida em alguns assuntos, pois achei muito interessante o debate com os colegas e os inspetores. Posso garantir que saio daqui muito mais bem informada sobre determinados assuntos do regime jurídico da nossa profissão”, finalizou.
Inforpress/Fim