Brava: Irmãs Franciscanas anunciam actividades comemorativas do centenário do nascimento do padre Pio Gottin
O Instituto das Consagradas Franciscanas da Imaculada Conceição anunciou hoje um conjunto de actividades a serem realizadas para a comemoração do centenário do nascimento do padre Pio Gottin, a 11 de Março de 2024.
O Instituto das Consagradas Franciscanas da Imaculada Conceição anunciou hoje um conjunto de actividades a serem realizadas para a comemoração do centenário do nascimento do padre Pio Gottin, a 11 de Março de 2024.
Em declarações à Inforpress, a irmã franciscana, Maria Catarina Carvalho, conhecida por Irmã Teca, explicou que essas actividades vão iniciar no dia 8 de Março, na Brava, e durante o ano 2023 serão realizadas várias actividades que vão culminar no dia 11 de Março de 2024, na cidade da Praia.
Segundo a religiosa, padre Pio foi um homem muito conhecido na Brava, mas também em Cabo Verde e nos Estados Unidos da América, que além dos trabalhos espirituais, desenvolveu várias acções sociais.
Daí, a nível do Instituto das Consagradas Franciscanas da Imaculada Conceição, sendo ele o fundador, decidiram dar a conhecer aos mais jovens um pouco da história do padre Pio Gottin, mas também uma forma de o manter vivo na sociedade e mostrar os exemplos práticos das acções de caridade.
Quanto a programação, anunciou que no dia 08 de Março, haverá um conjunto de testemunhos sobre o Padre Pio, para o dia 09, encontra-se agendada a apresentação de uma palestra com o tema padre Pio e as Irmãs Franciscanas da Imaculada Conceição, e no dia 10 está programada uma noite cultural.
Para sábado, dia 11, será realizada uma vigília de oração e para o domingo, dia 12 de Março, tem programada uma única missa que vai ser celebrada na paróquia de São João Baptista, seguido de um almoço convívio.
O padre Pio Olívio Gottin, nasceu em 11 de Março de 1924, Pozzoleone (Vicenza), na Paróquia de Madona di Campagna Turim-Itália; fez votos perpétuos em 19 de Março de 1945, foi ordenado sacerdote em 01 de Fevereiro de 1948, chegou à Cabo Verde em 31 de Março de 1949, trabalhou na paróquia de São Lourenço, Fogo de 1949 a 1955, na ilha Brava de 1955 a 1979, foi para os Estados Unidos no dia 24 de Março de 1979 onde trabalhou até 1999 e veio a falecer nos Estados Unidos no dia 07 de Novembro de 1999.