Brava: Jardim de infância da localidade de Furna totalmente reabilitada e de “cara nova”

O Jardim José Olavo foi hoje entregue à comunidade de Furna totalmente reabilitada com obras avaliadas em cerca de 1800 contos, financiadas pela Câmara Municipal da Brava em parceria com o Governo.

Mar 14, 2023 - 01:30
 0  37
Brava: Jardim de infância da localidade de Furna totalmente reabilitada e de “cara nova”

O Jardim José Olavo foi hoje entregue à comunidade de Furna totalmente reabilitada com obras avaliadas em cerca de 1800 contos, financiadas pela Câmara Municipal da Brava em parceria com o Governo.

No acto da entrega, Mário Soares, vereador responsável pelo pelouro da Educação na Brava, em declarações à imprensa, considerou que houve uma “necessidade muito grande” para a reabilitação desse jardim.

A infra-estrura, construída há 20 anos, apresentava algumas falhas estruturais muito graves, segundo o responsável, e que colocava em causa a segurança das crianças, nomeadamente na cobertura, que infiltrava água.

Segundo a mesma fonte, foi dado prioridade a este jardim porque de todos os outros da ilha era o que apresentava maiores dificuldades de conservação.

A execução das obras contou com apoio do Governo de Cabo Verde através do Ministério do Desenvolvimento e Inclusão Social, com um financiamento no valor de 1 milhão de escudos.Tendo em conta que a obra em si custava muito mais, a Câmara Municipal da Brava entrou também com um valor de 800 mil escudos.

Com este valor, Mário Soares evidenciou que foi feita a substituição total dos compartimentos em betão armado, eletrificação do espaço, canalização e colocação de novo reservatório de água, pintura interno e externo, colocação de portão, mas também pinturas e reparação dos mobiliários para criar condições, seguranças e conforto para as crianças e funcionários.

Realçou ainda que há necessidade de intervenções em outros jardins do município e a câmara já está a trabalhar para a reabilitação de um outro jardim justamente para garantir as condições necessárias.

Quanto ao edifício hoje entregue, destacou que “é extremamente importante a sua conservação”, justificando que não é fácil voltar a reabilitar um espaço em pouco tempo, devido ao uso inadequado enquanto esses recursos deveriam ser canalizados para uma outra infraestrutura educativa que necessita também de intervenções.

Igualmente, Vanusa Monteiro, coordenador do Pré-escolar, louvou a iniciativa e empenho da câmara municipal na reabilitação do espaço, realçando que já era necessário tendo em conta o estado que este se encontrava.

Em relação a parte pedagógica, evidenciou que as crianças, comparadas com as outras dos outros jardins, se encontram muito atrasadas, mas que vão trabalhar em conjunto com toda a comunidade educativa no sentido de minimizar essa situação.

Explicou ainda que já havia um acordo prévio com as monitoras do jardim de que não haveria interrupção lectiva para elas e nem para as crianças, no sentido de elaborarem um plano, principalmente para as crianças que vão entrar no primeiro ano do Ensino Básico Obrigatório para o próximo ano lectivo.

A monitora Cláudia Baptista considerou que este trabalho foi uma mais-valia e com certeza vai trazer muitos benefícios para a comunidade educativa.

Agorapede às mães e encarregados da educação que enviem as crianças ao jardim e que façam um acompanhamento de perto tendo em conta que vão ter de trabalhar de forma mais intensiva, mas também para ajudar na preservação do local.

Já para os encarregados da educação, a reabilitação deste jardim representa mais um passo positivo no sistema educativo, tendo em conta o estado em que se encontrava, conforme disse Benilde Martins, comprometendo-se a trabalhar juntamente das outras mães no sentido de preservarem este espaço e trabalhar na sensibilização das crianças mesmo em casa para manterem o espaço conservado para as próximas gerações.