Brava: Jovem empreendedor recebe equipamentos para facilitar trabalho e satisfação dos clientes
O empreendedor David Garcia, da localidade de Lomba, que decidiu trabalhar com a venda de peixe, recebeu hoje um veículo de três rodas, eléctrico, e uma arca congeladora, equipamentos que vão apoiá-lo no seu trabalho.
Em declarações à Inforpress, no passado mês de Maio, este jovem de 32 anos, demonstrou as suas principais dificuldades, principalmente na locomoção e a falta de uma arca frigorífica para conseguir armazenar o seu produto.
Hoje, viu o seu sonho ser realizado ao receber das mãos do director do Centro de Emprego e Formação Profissional (CEFPF) da região Fogo e Brava, Carlos Lopes, a chave do veículo e da Câmara Municipal da Brava uma arca frigorífica.
Segundo este empreendedor, não há palavras para agradecer tamanho gesto, explicando que esta mobilização partiu do vereador responsável pela área da Educação, Formação e Juventude da Câmara Municipal da Brava, Mário Soares, que o colocou em contacto com o vice-primeiro-ministro de Cabo Verde e ministro das Finanças, Olavo Correia, e em estreita articulação com o director do CEFPF da região, do director geral do emprego, fizeram com que esse veículo fosse hoje entregue.
A mesma fonte avançou que não vai utilizá-lo somente para a venda de peixe e verduras, mas sim, para apoiar a população bravense em qualquer sector que estiver ao seu alcance, desde entregas de compras, gás butano, entre outras necessidades, justificando que este veículo é para servir a Brava.
Da câmara municipal recebeu uma arca frigorífica, que lhe vai permitir conservar o seu produto e oferecer aos clientes um produto de qualidade.
Aos jovens, pede para serem proactivos, para não esperarem somente pelo Governo, porque todo o trabalho digno é trabalho, justificando que ao demonstrar boa-vontade e andar com os próprios pés, é possível encontrar apoios e incentivos, e o segredo é persistir, mesmo diante das dificuldades e das mensagens negativas que muitas vezes surgem.
Por seu turno, Carlos Lopes, director do CEFPF da região, avançou que assim que tomaram conhecimento do “potencial” do jovem, mobilizaram os sectores e os meios necessários para fazer a entrega do veículo, considerando-o como sendo um “jovem merecedor” de tal gesto, tendo em conta a sua iniciativa e o desejo que demonstrou em desenvolver o seu negócio.
Entretanto, explicou que a entrega deste kit aconteceu de uma forma diferente, pois, normalmente é preciso que os jovens façam primeiramente as formações de GIN (gerar ideias de negócio) e PIN (planear e iniciar um negócio), e após a apresentação dos planos de negócios, caso forem viáveis serão entregues kits aos beneficiários.
Mas, neste caso, informou que o próprio vice-primeiro-ministro entendeu por bem fazer esta entrega antes, tendo em conta a experiência que este já possui no mercado e a vontade de trabalhar no que escolheu, para evitar também algumas burocracias durante o processo.
Com esta entrega, o jovem iniciou logo hoje a sua formação PIN que vai apoiar-lhe em termos de conteúdos para seguir com o seu negócio.
Para finalizar, Carlos Lopes pediu aos bravenses que o apoiem e o ajudem a desenvolver o projecto e a realizar o seu sonho.
Já da parte da câmara municipal, o vereador Mário Soares, que serviu de intermediário desde o início, começou por agradecer a iniciativa empreendedora do próprio jovem, augurando que seja exemplo para outros jovens a nível da ilha.
“Tendo em conta a sua proactividade, desde o início a câmara municipal entrou em contacto com instituições a nível governamentais para criar todas as condições de forma a apoiar o jovem na sua venda de pescado”, evidenciou este responsável, sublinhando que o seu projecto vai muito mais além do que a venda de peixe.
A mesma fonte realçou que a iniciativa mereceu, desde o início, a atenção do ministro das Finanças, em articulação com a Direcção Geral do Emprego e do IEFP e do CEFPF da região que trabalharam intensamente ao longo do percurso para que hoje a entrega fosse feita, e a câmara municipal aproveitou para fazer a entrega de uma arca frigorífica, permitindo-lhe assim ter um equipamento de conservação de pescado.
Esta, segundo o vereador, é uma forma de mostrar aos jovens e à comunidade em geral, que desde que haja proactividade, interesse e iniciativas, a câmara municipal, em articulação com o Governo, estão sempre atentos e engajados em apoiar iniciativas do tipo, desde que haja compromisso.