Brava: Líderes comunitários alvos de capacitação em matéria de paridade do género
Um grupo de trinta pessoas iniciou uma acção de capacitação em paridade do género, que se prolonga até hoje, promovida pela Organização das Mulheres de Cabo Verde (OMCV).
Um grupo de trinta pessoas iniciou uma acção de capacitação em paridade do género, que se prolonga até hoje, promovida pela Organização das Mulheres de Cabo Verde (OMCV).
A técnica social da OMCV Carla dos Santos explicou à Inforpress que o objectivo é formar líderes comunitários, no sentido destes reproduzirem os conhecimentos sobre a matéria nas suas comunidades.
Além desta acção de capacitação, adiantou que já foram feitas acções de sensibilização a nível de paridade do género, pois, segunda a mesma, este trabalho é feito por fases, no sentido de dar continuidade a este processo.
Daí, acrescentou, além da sensibilização é necessário capacitar pessoas para replicarem estas formações, como sendo uma medida “mais proactiva”, no sentido de a OMCV ter em todas as comunidades pessoas capazes de informar sobre a matéria.
Conforme a mesma, é necessário falar do género para trabalhar a paridade, pois, conforme enfatizou, não é possível falar da paridade sem se ter conhecimentos sobre género.
Durante a formação disse ter tentado demonstrar aos formandos que enquanto ser humano a única diferença que existe entre um homem e uma mulher são os órgãos sexuais e que todos possuem os mesmos direitos e devem ser dadas as mesmas oportunidades para atingir os objectivos na vida.
Esta acção vai ao encontro do programa do Governo, que inclui as medidas destinadas à igualdade de género e promoção de uma lei de paridade, que defina os critérios de distribuição equitativa de acesso entre homens e mulheres aos postos de decisão nos mais variados sectores da vida económica, social e política.
MC/AA
Inforpress/Fim