Brava – Madrugada com muita chuva
Nova Sintra, 14 de Setembro de 2016 – Esta madrugada foi de muita chuva.
O bem precioso começou a cair dos céus perto das duas da madrugada e até a hora da edição desta noticia (6 horas da manhã) continuava a chover, alegrando o coração de todos que o aguardavam com alguma ansiedade.
Ainda não dispomos dos dados pluviométricos, como é natural, mas prometemos traze-los ao conhecimento público assim que delas dispusermos.
A chuva é um fenômeno meteorológico que resulta da precipitação das gotas líquidas ou sólidas da água das nuvens sobre a superfície da Terra. Durante o fenômeno da precipitação, gotas pequenas crescem por condensação de vapor de água. A seguir, elas podem crescer por captura de gotas menores que se encontram em sua trajetória de queda, ou por outros fenômenos.
A medida da precipitação é denominada pluviosidade. Em outras palavras: quando a água das nuvens se aglutina e forma chuva, tem-se o fenômeno da precipitação, e quando se mede a quantidade de água da chuva que, devido à precipitação, acumulou-se em determinado local durante um determinado período de tempo, tem-se a "pluviosidade" ou "medida da precipitação".
Correspondente: João Paulo Gomes da Silva (jpdibrava@sapo.cv)