Brava: Mães do Complexo Educativo de Nova Sintra comemoram Dia da Mulher com actividades diversas
O Complexo Educativo de Nova Sintra (CENS), na Brava, promoveu diversas actividades nas escolas que a compõem como forma de proporcionar às mulheres um dia diferente e comemorar o Dia Internacional da Mulher.
O Complexo Educativo de Nova Sintra (CENS), na Brava, promoveu diversas actividades nas escolas que a compõem como forma de proporcionar às mulheres um dia diferente e comemorar o Dia Internacional da Mulher.
Na escola Viriato Morais, reuniram-se mulheres da localidade de Mato Grande, João da Noli e Baleia, e conforme explicou Laura Gomes, responsável desta escola, o objectivo foi reunir as mães e comemorar o Dia Internacional da Mulher, que se assinala hoje, 08 de Março.
Segundo a mesma fonte, além de actividades físicas e jogos tradicionais, foi também realizada uma ‘conversa aberta’ sobre o cancro de mama, com o intuito de manter as mulheres informadas e alertá-las sobre a situação desta doença na ilha.
Uma tarde que, conforme evidenciou Cláudia Costa, mãe e mulher que participou nesse convívio, “deveria ser algo frequente sem ser de comemorar datas”, pois conforme justificou, o dia-a-dia das pessoas é sempre corrido e nem sempre se organizem para tirar um dia ou um tempo para se reunirem e conviverem.
Além do mais, sublinhou que é também uma forma de se aproximarem da escola e sentirem que a missão na escola não é só “controlar e orientar” os filhos, mas também estreitar relações.
Já na escola de Cova Rodela, as mães tiveram a oportunidade de participar numa conversa aberta sobre a responsabilidade parental, orientada pela psicóloga do Instituto Cabo-verdiano da Criança e do Adolescente (ICCA), Mileida Cabral, uma ‘conversa aberta’ que mereceu “nota positiva” por parte das participantes.
E, conforme realçou Anita Andrade, uma das participantes é sempre importante ter acesso a essas informações para aumentar o nível de conhecimento que muitas vezes pensam que têm o suficiente.
“A educação nos dias de hoje está difícil e complicada e para cumprirmos o nosso papel de pai e mãe a sociedade tem de estar sempre em união”, pois, justificou que se um pai e uma mãe educar o filho em casa e ao sair na rua deparar com um outro comportamento, “isso gera conflitos com a criança e os padrões da educação adoptados”.
Já na escola Ana Paula Rodrigues, as mulheres tiveram a oportunidade de conhecer os dados e as informações sobre o HIV/Sida dentro da realidade bravense, apresentados pelo psicólogo da Delegacia de Saúde da Brava.
Segundo a professora, Maria Antónia, esta actividade informativa foi uma forma de diversificar as actividades culturais e lúdicas que sempre organizam para comemorar as datas e também informar essas mulheres que “possuem um papel importante no combate e na prevenção desta doença, através da educação e sensibilização que pode fazer em casa ou em qualquer local”.
E, para finalizar as actividades comemorativas do Dia Internacional da Mulher, organizadas pelo CENS, a Escola Manuel Rodrigues Gomes, em Nova Sintra, recebeu técnicos da saúde para falar também sobre a saúde reprodutiva, com informações sobre o cancro da mama, mas também de outras áreas que compõem a saúde reprodutiva.
A responsável desta escola, Josefina Vaz, fez um “balanço positivo” desta actividade, considerando-a “muito produtiva” tendo em conta o diálogo que se desenvolveu após a apresentação do tema que suscitou várias dúvidas e curiosidades.
A subdirectora para assuntos de Inclusão Social e Promoção de Cidadania no Agrupamento I, na Brava, Milena Gomes, explicou que o objectivo foi de aproximar as mulheres e mães das escolas, demonstrar a importância de cada uma e do seu papel na sociedade, mas também homenagear as mulheres e realçar o seu papel e contributo na educação.
Segundo a mesma fonte, estas actividades não foram realizadas na escola sede do agrupamento, neste caso na Escola Secundária Eugénio Tavares, mas sim nas escolas que compõem o CENS.